Empresário destaca importância de práticas sociais e de sustentabilidade
06/12/2013
Beach clubs: a polêmica continua
06/12/2013

Sistematização dos trabalhos do Cepagro será lançada sexta-feira (06)

A coleção apresenta a sistematização de metodologias adotadas pela entidade em seu trabalho de organização popular, dirigido a famílias em comunidades rurais e urbanas do Litoral Catarinense, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí.

Composta por 4 volumes impressos e 1 DVD, a coleção Saber na Prática: Vivências em Agroeocologia é um registro histórico e metodológico que visa auxiliar outras organizações a replicarem as ações apresentadas – levando em conta o que há de afinidades e diferenças entre as realidades, sempre no sentido de adotar técnicas sustentáveis de Agricultura e Gestão de Resíduos Orgânicos.

Os temas tratados são:

Vol 1 – Banheiro Seco

O trabalho com esta Tecnologia Social iniciou-se junto a agricultores da Rede Ecovida de Agroecologia, que demandavam sanitários próximos aos locais de cultivo visando a ecologização completa das propriedades, seguindo princípios da permacultura. Do litoral de Santa Catarina a experiência disseminou-se para o semiárido nordestino, com apoio técnico e elaboração de material didático pelo Cepagro. A iniciativa culminou na construção de mais de uma centena de Banheiros Secos na região de Pesqueira, em Pernambuco.

Vol. 2 – Certificação Participativa

Os Sistemas Participativos de Garantia (SPGs) tem como um dos principais diferenciais a oportunização de um espaço de formação e intercâmbio entre os agricultores, durante as sessões de avaliação da conformidade orgânica que acontecem nas propriedades rurais e agroindústrias, promovendo cidadania e incremento da produção familiar orgânica. Este volume lança luzes sobre o universo da certificação participativa, desde a constituição e funcionamento dos grupos de base da Rede Ecovida até o avanço da legislação brasileira de produção orgânica.

Vol. 3 – Agricultura Urbana

Enquanto os impactos da urbanização são fragilmente encarados pelas políticas públicas, inúmeras iniciativas no mundo repensam as cidades em suas características de produção, consumo e descarte de alimentos. Das Hortas Urbanas à Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos, e com amplo reflexo na rede municipal de ensino de Florianópolis, o Cepagro tem gerado referências nacionais no tema.

Vol. 4 – Diversificação Produtiva

A cadeia produtiva do tabaco, embora controversa, é encarada por muitos agricultores familiares do Sul do país como a única alternativa de renda. No contexto das ações nacionais de diversificação em áreas de tabaco, são apresentados exemplos bem sucedidos em propriedades no território do Alto Vale do Itajaí e tendo como paradigma a conversão para sistemas agroecológicos de produção – desde a a assistência técnica para transição à articulação de mercados de varejo e institucionais.

 

Serviço: Lançamento da Coleção “Saber na Prática – Vivências em Agroecologia”

Local: SESC Cacupé – Rod. Haroldo Soares Glavan, 1670 – Cacupe, Florianópolis – SC – (48) 3231-3200

Data: sexta, 06/12/2013 –  a partir das 13h30

Programação:

13h30 –  Abertura do evento e apresentação da Coleção (Reserva de 10 minutos para o Sr David Fleischer contextualizar o trabalho da IAF no Brasil)

14h – Exibição dos vídeos “Banheiro Seco” e “Agricultura Urbana”

14h45 – Momento de testemunho 1: fala dos beneficiários, instituições parceiras, órgãos públicos sobre os temas apresentados

15h15 – Exibição dos vídeos “Certificação Participativa” e “Diversificação Produtiva”

16h – Momento de testemunho 2: fala dos beneficiários, instituições parceiras, órgãos públicos sobre os temas apresentados

16h45 – Café agroecológico – Produtos do BOX 721 da Ceasa e  daRede de Engenhos de Farinha de Mandioca artesanais, preparado por chefs do Movimento Slow  Food.

(Cepagro, 02/12/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *