Ocupação da faixa de areia em Florianópolis é regulamentada
21/11/2013
Programação confirmada para o Carnaval de Florianópolis
22/11/2013

Manual para ciclistas trará informações sobre o Código de Trânsito

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1493/2011, do deputado Mauro Mariani (PMD), que obriga os fabricantes e importadores de bicicletas a fornecer aos compradores manual com normas de circulação e infrações contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei 9503/97, além de informações sobre direção defensiva e primeiros socorros.
Hoje, na compra de qualquer veículo automotor ou ciclomotor já se recebe essas informações, o deputado Mauro pretende estender esse benefício aos compradores de bicicleta, na busca de garantir mais segurança aos ciclistas. “Os ciclistas constituem uma ponderável categoria de condutores de veículos no Brasil, que é também uma das mais vitimadas em acidentes de trânsito”, justificou o autor do projeto.
O CTB estabelece normas específicas para a circulação de bicicletas, com infrações e penalidades referentes aos seus condutores, mas não há nenhum registro para esse tipo de veículo que circula sem maiores exigências e disputa as vias com outros meios de transporte em total desvantagem.
“A maioria dos ciclistas certamente mal conhece o CTB e as suas normas de educação e segurança de trânsito. Não surpreende que eles sofram tantos acidentes”, disse.
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda deverá ser analisada pelas comissões de Viação e Transportes e Constituição e Justiça e de Cidadania.
(ABC Digital, 22/11/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *