O livro “Um Viés Biocêntrico na Elaboração de Projetos- Desafios na Profissionalização do Terceiro Setor”, da gestora da ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina, Celia Vicente e participação da Doutora em Educação pela UFRGS Ana Maria Borges e Stella Gomes Bittencourt, docente da Rede Escola de Governo, será lançado no próximo dia 5 de dezembro, na Capital. O evento está marcado para às 19h30, na sede da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF)- Regional Continental.
Segundo a autora, a concepção deste livro se baseou no fato de ainda existir grande carência de profissionais qualificados atuando nas organizações não governamentais sem fins lucrativos, no estado e em geral no País. Apesar de o Brasil concentrar um número extremamente alto de entidades deste tipo, estima-se que cerca de 50% das ONGs, são administradas por grupos de amigos, familiares e voluntários. A partir de reuniões com associações e ONGs para firmar parcerias, a especialista da Moradia e Cidadania constatou : a maioria das entidades perde oportunidades de obter recursos para desenvolver projetos sociais, educacionais ou ambientais nas comunidades carentes por falta de conhecimento de seus gestores. “Como não têm em seu quadro um profissional com experiência em projetos e, o baixo orçamento não possibilita a terceirização deste tipo de serviço, grande parte das entidades não se apropria dos inúmeros editais públicos e privados publicados anualmente”, revela.
Assim, com a meta de contribuir para a profissionalização do setor, Celia Vicente uniu a experiência acumulada ao longo de 11 anos atuando no Terceiro Setor no Brasil e, em Portugal à pesquisa realizada no último ano para a produção do livro que incluísse todas as informações necessárias para formular um projeto e aplicá-lo nos editais. A obra apresenta ainda reflexões, iniciativas bem sucedidas de profissionais catarinenses e, principalmente conceitos fundamentais para embasar o trabalho de criação e execução dos projetos tais como: sustentabilidade, projetos e programas sociais, políticas públicas, responsabilidade social, economia solidária, economia criativa e economia verde. Um diferencial no conteúdo é a proposta de aplicação da metodologia de Educação Biocêntrica na gestão dos projetos. Este método visa estimular os participantes a vivenciar e aplicar no seu contexto pessoal e profissional os conceitos e práticas da Educação Biocêntrica, cuidando, respeitando, valorizando e celebrando a vida com responsabilidade, amor, ética, alegria e prazer através do desenvolvimento da inteligência afetiva e do fortalecimento de vínculos entre os atores sociais.
Desta maneira a obra é indicada para gestores, voluntários, articuladores sociais, lideranças comunitárias e consultores que trabalham com o Terceiro Setor. A promoção é da ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina. A publicação foi contemplada no edital do Programa de Apoio a Projetos da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Após o lançamento, o livro estará à venda na Livrarias Catarinense de Florianópolis, Nobel de Tubarão e Criciúma e, em todo o Pais nas Livrarias Cultura.
(Por Izabel Santos, 26/11/2013)