População questiona as desapropriações para o contorno viário
14/11/2013
Agenda de 18 até 24 de novembro de 2013
14/11/2013

Ibama apresenta relatório de impacto do contorno viário da Grande Florianópolis

Técnicos do Ibama estiveram em Biguaçu na noite de terça-feira para apresentar a prefeitos da Grande Florianópolis, durante audiência pública,o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) relativos a obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis. “Nossa intenção é iniciar as obras em março de 2014”, ressaltou o presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, presente à audiência.
Para o prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, a audiência foi positiva sob vários aspectos, principalmente por trazer à população os esclarecimentos que ela precisava para uma obra de tamanha importância para o município. Presentes também os prefeitos Cesar Souza Junior (Florianópolis), Adeliana Dal Pont (São José) e Antônio Paulo Remor (Antônio Carlos).
Realizada no Centro de Eventos Petry, em Biguaçu, a audiência contou com a presença de mais de 300 pessoas. A população local conheceu detalhadamente os levantamentos ambientais e todo o material que levou um ano para ser finalizado e reúne mais de 3.000 páginas.
Por mais de duas horas representantes do Ibama e da MPB Engenharia, empresa contratada para realizar o EIA-RIMA apresentaram os impactos positivos e negativos do anel viário. Todo o processo de licenciamento também foi explicado aos presentes. Após os detalhamentos, o tempo foi aberto ao público para questionamentos. A maioria dos presentes demonstrou contentamento com o traçado da alça de contorno em Biguaçu. A população tem ainda dez dias úteis para apresentar sugestões ou tirar dúvidas junto ao Ibama.
“Nossa intenção é iniciar as obras em março de 2014”, ressaltou o presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Jorge Bastos, ao dizer que os impactos são inevitáveis, mas que, o papel da ANTT é minimizar ao máximo os danos ao meio ambiente e à população.
Para o prefeito Castelo tanto a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) como a concessionária da Rodovia, Auto Pista Litoral Sul, “estão convencidas da necessidade de iniciar imediatamente as obras, por uma necessidade de maior mobilidade e segurança para a nossa gente. O traçado original está mantido dentro dos interesses de Biguaçu e agora não tem mais volta”.
O Prefeito, durante a audiência, ainda apresentou algumas propostas de pequenos ajustes no projeto de engenharia, tais como a necessidade de uma rótula de acesso à comunidade de Sorocaba de Fora, entre outras.
(ABC Digital, 13/11/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *