Restaurantes e shoppings recebem crianças carentes em Florianópolis
07/10/2013
Movimento Sou Bem Floripa incentiva moradores a buscar uma cidade melhor
07/10/2013

Projetos de educação ambiental rendem prêmios a escola em Biguaçu

Falar sobre poluição ou mostrar figuras da degradação ambiental não é necessário na Escola Donato Alípio de Campos, em Biguaçu. Há dois anos os mais de 600 alunos contam com um projeto que os tirou da sala de aula e os levou para a horta. Em um espaço de 150 m² os estudantes aprendem, na prática, a cuidar da terra, a manter uma composteira e um minhocário. Os ensinos ao ar livre renderam dois prêmios. Um em 2012, no concurso “Ao redor da Ibero-América”, promovido pela Proactiva.  Outro na etapa regional da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente do Governo Federal. Eventos para os quais escolas de Palhoça e Governador Celso Ramos também se preparam.

Raphaela Claumann, 12, mexe na horta escolar, que usa fertilizante natural. Fonte: ND


Todas as folhas que se desprendem das árvores são misturadas aos resíduos orgânicos da cozinha da Escola Básica Municipal Professor Donato Alípio de Campos e transformados em adubo nas composteiras montadas na lateral da unidade de ensino. Na horta, são produzidos os temperos utilizados na merenda. Escolar. Beterraba, berinjela e alface também crescem com o auxílio do fertilizante natural. O projeto foi idealizado há dois anos, pelo biólogo Marcelo Chitolina. Com os alunos o professor preparou a horta, arranjou todo o jardim da escola e montou um reservatório para armazenar dois mil litros de água da chuva. “Tivemos a feliz parceria da empresa Deltaville, que nos forneceu a caixa d´’água s caixas para compostagem”, reconhece o professor, ao destacar os alunos como os protagonistas do projeto. “Os jovens precisam ser ouvidos e empoderados agora para que apresentem resultados mais concretos no futuro”, completa.
Jovens lideram Comissão do Meio Ambiente, na escola
E foi exatamente essa ideia do professor que a pequena Raphaela dos Santos Claumann, 12 anos, entendeu. Rafa é delegada. Foi eleita por unanimidade pelos demais alunos para dirigir a Comissão do Meio Ambiente da escola Donato Alípio de Campos. Ciente de seu papel ela gesticula as mãos com firmeza enquanto fala da gincana ambiental realizada semanalmente na escola. A atividade resulta em mais de uma tonelada de resíduos coletados. Papel, vidro, plástico e óleo de cozinha chegam à unidade de ensino pelas mãos dos alunos, dos seus pais e de moradores que conhecem o projeto. “O material é vendido e o dinheiro investido na educação ambiental”, explica a menina, sem deixar de ressaltar que tenta conscientizar o maior número de familiares e vizinhos.
Segura de si, Raphaela mostra o alto do morro atrás de sua escola. O local receberá em 2014 a “Trilha Ecointerdisciplinar”. O projeto elaborado com ajuda do professor Chitolina foi o vencedor da etapa regional da 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada em São José, no dia 23 de setembro. Na ocasião foram apresentados 46 projetos de 10 municípios da Grande Florianópolis. A trilha ecológica de Biguaçu foi o mais votado e será reapresentado na etapa estadual, no dia 23 de outubro, na Capital. A premiação nacional será em novembro, em Brasília.
O projeto da trilha é dividido também com a suplente da Comissão do Meio Ambiente, Deanne Raquel Gomes, 12. “Prefiro estar aqui fora”, diz a estudante, ao se referir à sala de aula. A menina mora em um condomínio. Não tem como fazer uma horta em casa, mas isso não limitou suas ideias. Ela fará uma horta comunitária. Para tanto junta garrafas pet para circular os canteiros. “Estou fazendo a minha parte em casa e na escola”, disse enquanto ajudava Raphaela a transferir óleo de cozinha da pet para um recipiente maior
Governador Celso Ramos e Palhoça também buscam prêmio latino
Na última quinta-feira os professores da escola Maria Luiza Vieira, do bairro Madri, em Palhoça receberam os kits pedagógico para preparar os alunos para o concurso. Os estudantes trabalharão o sétimo dos oito objetivos do milênio estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas): garantir a sustentabilidade do meio ambiente. “Vamos preparar uma horta suspensa e uma comunitária”, disse o coordenador do projeto na escola de Palhoça, Paulo Trindade. O trabalho de conscientização também é desenvolvido na rede municipal de ensino de Governador Celso Ramos desde o mês de setembro, após a assinatura do termo de parceria entre a prefeitura e a Proactiva.
Premiação internacional será na Colômbia
O concurso “Ao redor da Ibero-América”, promovido pela Proactiva terá a participação de seis escolas de Biguaçu, oito de Governador Celso Ramos e sete de Palhoça. Tijuca e Bombinhas também participam da competição de desenho e redação sobre sustentabilidade voltada para alunos do 4º ano do ensino fundamental. Além da região da Grande Florianópolis participam do evento estudantes de São Paulo. Em 2012 a entrega do prêmio internacional aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), na semana da Rio+20. Neste ano a premiação para os três melhores trabalhos de cada cidade será um tablete para o primeiro, e um MP4 para segundo e terceiro colocados.
Em 2012, aproximadamente 8.000 estudantes participaram do concurso no Brasil. Em 2013, a expectativa é atingir 9.000 alunos.  “O campeão nacional viajará acompanhado do professor até a Ilha de San Andrés, na Colômbia. Lá ocorrerá o encontro internacional dos campeões de oito países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela”, disse o diretor operacional da Proactiva em Santa Catarina, José Luiz Piccoli, ao relembrar que em 2012 o vencedor nacional foi uma aluna da Escola Donato Alípio de Campos. Os projetos serão selecionados até o dia 28 de outubro de 2013. A viagem pedagógica ocorrerá na primeira semana de dezembro.
 
DESAFIO
Próximo objetivo
Concurso “Ao redor da Ibero-América”
Participam: alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
Promovido por: Proactiva
Países participantes: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.
Cidades participantes em SC: Biguaçu, Palhoça, Governador Celso Ramos, Tijucas e Bombinhas
Premiação: 1º lugar-1 um tablet
Premiação: 2º e 3º lugar: 1 MP4
Vencedores de cada país se encontrarão na Colômbia.
Estudantes envolvidos em 2013: em média 9.000
Vencedora no Brasil em 2012: Ana Beatriz Pereira Machado- Escola Donato A. Campos- Biguaçu
(ND, 06/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *