Oficinas do Plano Diretor de Florianópolis têm pouca adesão da comunidade
03/10/2013
COMDES agrupa lideranças por solução
03/10/2013

Pedra Branca realiza fórum de debates sobre planejamento urbano eficiente

O ex-prefeito da exemplar Bogotá, Enrique Peñalosa, especialista em mobilidade, vai falar sobre planejamento urbano na cidade sustentável Pedra Branca, em Palhoça, nessa sexta-feira, às 17 horas. O evento Ideias para quem Decide – Planejamento Urbano Eficiente é um preview do ciclo de estudos Fronteiras do Pensamento, a ser realizado na próxima semana. O presidente do Ipuf, Dalmo Vieira Filho, estará na mesa de discussões, com o presidente da Pedra Branca, Valério Gomes. Prefeitos da Grande Florianópolis foram convidados para o encontro.
Peñalosa é conhecido por seu posicionamento radical em relação ao que deve ser feito para alcançar a tão sonhada mobilidade urbana. Para ele, as cidades precisam dificultar o uso dos carros com medidas como o corte dos estacionamentos nas ruas ou até pedágio e aumento do preço da gasolina.
Em Bogotá, ele foi responsável por medidas que seguem esta visão: construiu mais de 300 km de ciclovias e vias exclusivas para trajetos de ônibus, restringiu o tráfego de carros em horários específicos, assim como o estacionamento no centro da cidade. As calçadas foram alargadas e mais de mil parques foram criados ou reformados para valorizar o pedestre. Foi assim que a cidade ganhou o prêmio Stockholm Challenge, pelo seu sistema de transporte de massa baseado em ônibus.
Fronteiras
Quem participar do evento desta sexta-feira, em Palhoça, terá direito a ingresso em uma das noites do projeto Fronteiras do Pensamento. O ciclo internacional de altos estudos convida, além de Peñalosa, o físico Marcelo Gleiser e o psicanalista Contardo Calligaris para debater dilemas da contemporaneidade. A terceira edição do projeto em Florianópolis, que ocorre de 7 a 9 de outubro no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), abordará as temáticas de mobilidade urbana, origens do universo e dos seres, além do comportamento humano na visão da psicanálise.
Mais de 150 conferências do Fronteiras do Pensamento já foram assistidas por milhares de espectadores em diversas cidades brasileiras. Há sete anos em Porto Alegre, além de três em São Paulo, Florianópolis e agora também em Salvador, o evento já contou com a participação de pensadores como o político Mario Vargas Llosa, o escritor Tom Wolfe e o sociólogo Edgar Morin.
Serviço
Ideias para quem Decide – Planejamento Urbano Eficiente
O quêFórum de debates com a participação de Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, especialista em planejamento urbano, Dalmo Vieira Filho, superintendente do Ipuf, e Valério Gomes, presidente da Pedra Branca.
Quando: 04 de outubro, sexta-feira, 17 horas
OndeEspaço Pedra Branca, no showroom do empreendimento, em frente à Unisul
Quanto: gratuito (confirmações de presença pelo telefone (48) 3086-9700 ou e-mail contato@cidadepedrabranca.com.br)
(PalavraCom, 02/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *