Especialistas discutem mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável em Florianópolis
11/10/2013
Agenda de 14 a 20 de outubro de 2013
11/10/2013

Fifa confirma Florianópolis como sede do 2° maior evento pré-Copa do Mundo

O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou Florianópolis como sede do segundo maior evento pré-Copa do Mundo, só perdendo em importância para o sorteio dos grupos. O encontro ocorrerá entre 19 e 21 de fevereiro. O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 10.

O Workshop das Equipes da competição, conforme adiantou em julho com exclusividade o Diário Catarinense e seu colunista Rodrigo Faraco, no programa Debate Especial de Domingo, da TVCOM, trará os 32 técnicos das seleções classificadas para o Mundial, e todo o staff responsável pela logística dos países.

A expectativa é de que a cidade deflagre o clima de Copa do Mundo no país. Os olhos do mundo estarão voltados para o Estado e a expectativa do setor turístico é de que os milhares de estrangeiros alavanquem ainda mais a já forte penetração de Santa Catarina no cenário internacional.

Neste evento são definidos todos os detalhes técnicos que envolvem determinações da Fifa quanto às regras a serem empregadas nos jogos, inovações adotadas, critérios de arbitragem e, fora de campo, detalhes dos critérios exigidos de cada delegação no campo logístico e de infraestrutura.

— Florianópolis sente-se honrada com a escolha da Fifa. A expectativa agora é para a cidade hospedar uma seleção. Estamos trabalhando junto com o Governo do Estado para isso — destacou o prefeito Cesar Souza Jr.

O Resort Costão do Santinho foi o escolhido para receber o evento.

— Vamos nos tornar referência e notícia em mais de 30 países. É um momento muito oportuno, um período em que as pessoas estão planejando sua vinda para o Brasil, o turismo só tem a ganhar. Florianópolis agradece muito a oportunidade e já se prepara para esse grande evento — disse a secretária de turismo, Maria Cláudia Evangelista.

(DC, 10/10/2013)

 

“Trará grandes benefícios”

Ex-treinador do Figueirense, Jorginho estava em 2010 ao lado de Dunga como auxiliar técnico do Brasil na Copa de 2010, na África do Sul. Ele participou do Workshop de Equipes e contou como é o evento.

Diário Catarinense – Jorginho, como é o clima deste evento?

Jorginho – É muito interessante e importante. Tivemos a oportunidade de encontrar outros treinadores e, na época, o próprio Felipão, que treinava Portugal. Em alguns momentos ocorrem palestras apenas com os treinadores, em outros, a comissão técnica também está junto. Todos levam muito a sério porque é quando a Fifa apresenta todos os detalhes.

DC – Que assuntos são tratados?

Jorginho – Alguns temas que a Fifa valoriza são questões da disciplina técnica e dos jogadores. Como agir, evitar faltas violentas e fair play. Alguns vídeos de bons e maus exemplos são passados e discutidos.

DC – Como é apresentada a questão de horários e logística?

Jorginho – A Fifa é rigorosa. Nesse workshop eles apresentam detalhes dos horários e ressaltam para não ocorrer atrasos. Explicam os locais, estádios, obras.

DC – Tem alguma orientação sobre como tratar a imprensa?

Jorginho – Quanto à imprensa, foi explicado que tínhamos que ceder dois jogadores ou membros técnicos para coletivas. Eles ressaltam que a imprensa precisa de informações todos os dias.

DC – Como você avalia a escolha de Florianópolis?

Jorginho – É uma pena Floripa não ser uma das sedes. Tenho certeza que estará preparada para receber esse evento e que ele trará grandes benefícios para a cidade. A cidade é muito limpa e bonita, vai agradar a todos com certeza.

(DC, 11/10/2013)

 

“É o local perfeito”, diz Jérôme Valcke

A confirmação oficial do workshop da Copa do Mundo veio logo na abertura da entrevista coletiva. Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, acentuou o caráter vital do encontro:

– Será muito importante, a primeira oportunidade de reunir os 32 classificados, apresentar as instalações, falar dos gramados e tirar todas as dúvidas. É o evento mais importante antes da Copa, eu diria que é crucial para o sucesso do Mundial – revelou.

Perguntado sobre os motivos da escolha de Florianópolis, o secretário-geral encheu a cidade de elogios para justificar a opção feita pela Fifa:

– Acho muito justo, é um local muito importante, é perfeito para isso, tenho certeza que será um sucesso absoluto. Além disso, as 12 sedes já têm seus eventos.

A coletiva ocorreu depois da reunião de diretoria da Fifa na sede do COL, na Barra da Tijuca. Valcke estava acompanhado pelo ex-jogador Ronaldo Nazário, do CEO do COL, Ricardo Trade, do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo e de Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, que divulgou o balanço final da primeira etapa de solicitações de ingressos para os jogos: 6.164.682 pedidos.

Até 4 de novembro a entidade informa quem poderá confirmar a compra. O sorteio dos grupos será no dia 6 de dezembro na Costa do Sauípe, na Bahia, assim os representantes das 32 seleções chegarão em Florianópolis já conhecendo os adversários e locais dos jogos durante a Copa, o que facilita o planejamento.

(DC, 11/10/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *