Região do Maciço do Morro da Cruz recebe projeto inovador de moradia
19/09/2013
Prefeitura de Florianópolis lança licitação para obras no Mercado Público
19/09/2013

Em São Paulo, 61% trocariam carro por bom transporte público

O trânsito e as deficiências no transporte público de São Paulo continuam atormentando a vida daqueles que moram na capital paulista. A sétima edição da Pesquisa sobre Mobilidade Urbana em São Paulo, lançada nesta segunda-feira (16) pela Rede Nossa São Paulo e Ibope, aponta que os problemas estão entre os que mais incomodam a população, perdendo apenas para saúde, educação e segurança.
Não é difícil entender por quê. Segundo o levantamento, o paulistano gasta, em média, 2h15 no trânsito todos os dias e ainda passa nervoso: 66% dos motoristas se sentem desrespeitados nas ruas.
Mas, apesar dos “perrengues”, o número de cidadãos que optam pelo carro na hora de se deslocar pela cidade cresceu. Em 2013, 27% dos entrevistados pelo Ibope – o equivalente a 2,3 milhões de pessoas – declararam utilizar o veículo particular todos os dias, enquanto em 2012 a porcentagem era de 23%.
O principal motivo é a insatisfação com o transporte coletivo. 61% dos usuários de carro – ou seja, 1,4 milhão de motoristas – declararam que com certeza trocariam o veículo por transporte público de qualidade, caso o tempo de espera dos ônibus, trens e metrôs diminuísse, o conforto melhorasse e houvesse mais opções de linhas, entre outras reivindicações.
Enquanto as melhorias no transporte coletivo não vêm, os paulistanos se mostram cada vez mais adeptos de medidas polêmicas para combater o trânsito. 27% são a favor do pedágio urbano e 49% querem rodízio de carro duas vezes por semana. Em 2012, essas porcentagens eram de 17% e 37%, respectivamente.
Confira a sétima edição da Pesquisa sobre Mobilidade Urbana em São Paulo.
(Planeta Sustentável, 16/09/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *