Praças do Continente terão mais cultura e poesia
29/08/2013
Saúde: Governo aposta na produtividade
29/08/2013

Florianópolis fica entre os preferidos dos turistas

Quase todos os turistas internacionais que visitaram o Brasil no ano passado desejam voltar. Florianópolis é o segundo destino mais procurado para lazer, atrás do Rio de Janeiro.

Do número recorde de 5,676 milhões de turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2012, quase um terço fez sua primeira visita ao país, de acordo com um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado ontem pelo Ministério do Turismo.

A avaliação daqueles que consideraram que a viagem superou ou atendeu plenamente às expectativas é maior entre os que chegaram por via terrestre (93,6%) do que pelos que tiveram que passar pelos aeroportos brasileiros (81,2%).

Além da tradicional hospitalidade dos brasileiros, os estrangeiros ficaram satisfeitos com a gastronomia, os restaurantes e os alojamentos.

No entanto, 44% dos visitantes acharam caro demais o que tiveram de desembolsar para comprar produtos e serviços no país. Junto aos preços, as avaliações menos positivas foram para os serviços de telefonia e internet, rodovias, aeroportos e sinalização.

Maioria dos turistas internacionais são argentinos

Segundo o perfil traçado pelo estudo, quase 30% dos turistas internacionais que vêm ao Brasil são da Argentina e pouco mais de 10%, dos Estados Unidos. A Alemanha passou o Uruguai na terceira colocação de principais emissores. A metade dos turistas que visitaram o país reside na América do Sul, seguidos pelos europeus e norte-americanos.

Janeiro concentra 13,2% de todo o fluxo internacional do ano. A sazonalidade é explicada pelas visitas frequentes dos argentinos às praias brasileiras no verão.

Para o estudo, foram consultados mais de 31 mil turistas nos 15 aeroportos internacionais e em 10 fronteiras terrestres.

(DC, 29/08/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *