Seminário de lançamento do Projeto Orla acontecerá dia 09 em Florianópolis
04/07/2013
O Departamento de Educação Ambiental da FLORAM está com as inscrições abertas para o curso de Capacitação em Educação Ambiental
05/07/2013

Custo de Vida em Florianópolis registra alta de 3,1% no primeiro semestre do ano

O Índice de Custo de Vida em Florianópolis registrou alta de 3,10% no primeiro semestre de 2013. O acumulado dos últimos doze meses chegou a 6,33%. O resultado foi calculado pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

O mês de junho registrou aumento de 0,42%. O resultado foi 0,25 ponto percentual superior ao apurado no mês anterior, que registrou aumento de 0,17%. Em comparação com junho de 2012, quando o índice foi de 0,40%, houve um aumento de 0,02 ponto percentual.

A principal influência para o resultado do mês foi o aumento nos grupos de Alimentação (0,49%) e Produtos Não Alimentares (0,58%). No grupo de Alimentação, o aumento foi puxado pelos produtos de elaboração primária (1,50%) e industrializados (1,03%), enquanto os produtos in natura (que acumulam alta de 7,38% no semestre, a maior dentre todos os grupos) tiveram redução de 2,92%.

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 1º e 30 de junho. Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC na página do Custo de Vida, no site da Udesc Esag.

Sobre o Índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina, em trabalho coordenado por Hercílio Fernandes Neto.

Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

(DeOlhoNaIlha, 03/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *