Núcleo Rondon da Udesc inicia atividades da Operação Integração na Grande Florianópolis
12/07/2013
Florianópolis deixa de ser a cidade mais violenta do Estado
12/07/2013

O Central de Oportunidades realizado na quarta-feira (10/07) foi um sucesso de público: cerca de 3.500 pessoas passaram pelo evento apenas nas cinco primeiras horas. O evento, que está em sua terceira edição, é uma promoção da Prefeitura de Florianópolis, por meio do Instituto Geração de Oportunidades (IGEOF).

Gente de todas as idades estiveram no Largo da Alfândega sobretudo para se inscrever em um ou mais dos aproximadamente 60 cursos de qualificação e capacitação profissional gratuitos viabilizados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Antônio Verter, de 61 anos, morador do Ribeirão da Ilha e técnico em televisor e mecânico de motores de popa, preencheu ficha de inscrição para curso de eletricista predial. Para ele, que está desempregado e vem enfrentando dificuldades para conseguir trabalho devido à idade, aprender mais este ofício “é uma esperança” de novas oportunidades profissionais.

A estudante Kamylla Martins, de 16 anos, residente na Caieira da Barra do Sul, esteve no Central de Oportunidades atrás do curso de auxiliar administrativo. Ela acredita que a capacitação poderá dar-lhe acesso ao primeiro emprego, uma vez que pretende conciliar seus estudos no 2º ano da Escola Básica Dom Jaime de Barros Câmara com um trabalho de melhor remuneração que os estágios. “Acho que com o curso vai ficar mais fácil procurar um emprego”, comentou.

De acordo com o Superintendente do IGEOF, Everson Mendes, a expectativa é de que o Central de Oportunidades aconteça uma vez por mês até o final do ano. Desta forma, cada vez mais pessoas poderão efetuar inscrições nos cursos ministrados por entidades do Sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Além disso, quem vai ao Central de Oportunidades pode aproveitar uma série de outros serviços disponíveis no evento. Para se ter uma ideia, nesta terceira edição, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) divulgou cerca de 400 vagas de emprego e os interessados cujos perfis se enquadraram nas exigências já saíram de lá com entrevistas agendadas.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis também marcou presença no Central de Oportunidades fazendo consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito; o Senac com cortes de cabelo, e o Serviço Social do Transporte (SEST)/SENAT com realização de teste de glicemia, entre outros.

Vale destacar que após o Central de Oportunidades, as inscrições nos cursos do Pronatec podem ser feitas no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na Praça XV de Novembro, e na sede do IGEOF, à rua Deodoro, nº 209, no Centro.

(Portal da Ilha, 10/07/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *