Atraso da obra do Contorno Viário em rede nacional
10/06/2013
Ar puro para Florianópolis
11/06/2013

Parque Ecológico Fatma encanta mais de 10 mil crianças no Centro de Florianópolis

O Parque Ecológico Fatma transformou a rotina do Centro de Florianópolis nos últimos dias. Foram mais de 10 mil crianças que passaram pelo Largo da Alfândega, de 5 a 8 de junho, e conheceram a importância de cuidar do meio ambiente. Aprenderam brincando, interagindo, assistindo peças teatrais. O Parque Ecológico Fatma foi um sucesso e, segundo o presidente da Fundação, Gean Loureiro, deve ser levado a outros bairros da Capital.

Parque deve levar conhecimento a outros bairros e cidades catarinenses.

Tudo começou com a ideia de reunir entidades e levar até a população mais conhecimento. Polícia Militar Ambiental, Casan, Eletrosul, Tractebel, Guarda Municipal e Comcap se juntaram a Fatma e fizeram do Parque uma grande festa. O local, de acordo com Gean, era simbólico: “tínhamos que levar até as pessoas e não esperar que as pessoas viessem ao nosso encontro”. Deu tão certo que só de colégios que ligaram para participar, foram mais de 10 mil crianças, sem contar as escolas que apareceram sem agenda ou os transeuntes do movimentado Largo da Alfândega.

O estudante Marcelo Roberto, 12 anos, do Instituto Estadual de Educação, agora sabe que a Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil, representando mais de 1% do território Catarinense. Ele, que veio acompanhado de sua turma, jogou dentro do túnel da ecologia, assistiu vídeo educacional dentro do eco-ônibus e se divertiu com as peças teatrais sobre o meio ambiente. O preferido dele foi a peça de fantoche promovida pela cooperativa Caipora. Marcelo, agora, vai levar seu conhecimento para os colegas e também à família.

Para o presidente Gean Loureiro, o evento cumpriu seu papel: levar conhecimento e contagiar as famílias. De acordo com ele, as crianças além de conhecer e praticar a consciência ambiental, vão cobrar dos pais mais ações de proteção à natureza. “O papel da Fatma, muito mais do que fiscalizar, é ensinar as pessoas o que é certo ou errado, o que prejudica e o que ajuda a natureza. Se as pessoas conhecem a importância, dão mais valor e passam a preservar” explica Gean.

Os colégios e crianças não vão precisar esperar até o ano que vem para participar novamente. A Fatma vai montar um calendário que levará o Parque a vários bairros de Florianópolis e outras cidades de Santa Catarina. A Educação Ambiental será o “carro-chefe” da Fundação do Meio Ambiente Catarinense, e vai contagiar jovens e adultos de todas as regiões. O site de jogos e informações do evento continua ativo, e as crianças podem continuar se divertindo.

(Fatma, 09/06/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *