Agenda de 06 a 12 de maio de 2013
03/05/2013
Curitiba é a primeira cidade do Brasil a produzir ônibus elétrico
06/05/2013

Programa ambiental “Despoluir” estará em Lages, Criciúma, Florianópolis, Tubarão e Itajaí

As empresas e motoristas de caminhão interessados em fazer o controle da emissão de poluentes dos veículos, reduzir o consumo de combustível e diminuir o custo de manutenção podem conferir a agenda do Despoluir, unidade móvel do técnico Sérgio Machado, para o mês de maio. Ainda tem vagas.

Entre a segunda-feira, 6 de maio e sexta-feira, 10 de maio, ele estará na região de Lages, na Serra Catarinense para as visitas pré-agendas para aquela localidade através do Setplan ou diretamente com a coordenação do Despoluir. De acordo com Machado, o importante nessas ações é contar com a mobilização das empresas e dos seus dirigentes para que reúnam o maior número de veículos em um mesmo local. A análise não demora mais que 15 minutos para cada caminhão. As transportadores da região de Criciúma serão visitadas entre 13 e 17 de maio. A visita já está marcada pelo Setransc e os responsáveis pela frota ainda podem conferir e marcar as vagas de aferição em aberto. Em Florianópolis, Sérgio Machado, estará entre os dias 20 e 22 de maio, também com hora marcada. Entre os dias 23 e 24 estará em Itajaí, agendadas pelo Seveículos e 27 e 31 de maio em Tubarão, marcadas pelo Setram, em Tubarão.O serviço de aferição é gratuito para o transportador e tem a finalidade de fazer o controle de poluentes dos veículos, contribuir para reduzir o aquecimento global nas transportadoras uma gestão sustentável.

A aferição do veículo, através do opacímetro que avalia a opacidade da fumaça resultante da combustão indica, por meio de um software, se está dentro dos padrões da legislação brasileira. Quando não está, o proprietário é notificado, lembra Machado, com as informações dos problemas que apresenta que devem ser resolvidos para nova aferição. O técnico alerta ainda que a aferição pode tirar o veículo de circulação por alguns minutos, mas em compensação, o dono ganha na redução do consumo de combustível e para menos o veículo para manutenção.

Despoluir em Santa Catarina

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Federação das Empresas de Transporte de Carga de Santa Catarina (Fetrancesc) existe desde 2007 até fevereiro foram avaliados 852.851 veículos de carga e de passageiros, dos quais 88,26% foram aprovados, que impede de jogar gases na atmosfera. Em Santa Catarina, a Fetrancesc possui três unidades móveis, uma sediada na Capital, outra no Setracajo em Joinville que atende a região Norte e a terceira, no Setcom, em Concórdia. Marcar a visita dos técnicos pode ser feita via Sindicatos associados – veja relação no site www.fetrancesc.com.br ou diretamente com a coordenação do Programa, em Florianópolis no (48) 32481104.

(Adjori, 03/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *