Um novo Mercado Público ainda em 2013
20/05/2013
Rede de cerco está liberada na pesca da tainha
20/05/2013

Lagoa da Conceição apresenta melhora na qualidade da água em novo estudo da Fatma

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou nesta sexta-feira (17), o 22º relatório de balneabilidade das praias catarinenses na temporada 2012-2013. O novo estudo aponta um total de 53 pontos impróprios no Estado dos 195 monitorados, enquanto 23 pontos estão impróprios em Florianópolis, dos 65 avaliados. O relatório apresenta um percentual de impropriedade de 27,17% no Estado e 35,38% na Capital.

O destaque do novo relatório ficou por conta de um dos mais famosos cartões-postais de Florianópolis, a Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha. No novo estudo da Fundação, seis pontos apresentam condições de banho, dos nove analisados. No mês de abril, eram seis pontos impróprios.

A Fatma iniciou uma grande operação contra esgotos clandestinos em pontos mais preocupantes de Florianópolis, entre eles, a Lagoa da Conceição. Até agora, mais de 40 estabelecimentos já foram vistoriados. De acordo com o presidente da Fundação, Gean Loureiro, ainda neste semestre a Fatma deve lançar o Selo Amigo da Lagoa, para os empreendedores que respeitam a natureza com boas práticas no despejo de resíduos e aproveitamento dos recursos naturais.

O serviço de balneabilidade prestado pelo órgão ambiental avalia a qualidade sanitária da água para contato de recreação primária (banho, nado, esqui e outros). O relatório é apresentado em atendimento à resolução CONAMA 274/2000 que, em seu artigo 9º, diz que compete aos órgãos de controle ambiental a aplicação da resolução, cabendo-lhes a divulgação das condições das praias e dos balneários e a fiscalização para o cumprimento da legislação pertinente.

A população também pode ter acesso à balneabilidade das praias catarinenses através da plataforma do Google maps.

(Confira o relatório completo)

(Fatma, 19/05/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *