As cenas retratadas nos mosaicos do chão da praça 15 de Novembro, no Centro da Capital, são momentos de uma cidade que praticamente só existe na memória dos mais antigos e na resistência em manter tradições das gerações atuais: renda de bilro, boi de mamão, brincadeira de pular corda, pipa, cabra cega. Desenhadas com um graveto direto sobre a areia por Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis (1926 – 2001), os mosaicos feitos com petit pavé ou pedras portuguesas serão tombados como patrimônio cultural de Florianópolis até o final do primeiro semestre deste ano.
De acordo com a gerente de patrimônio do Sephan (Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis), Maria Anilta Nunes, a Praça 15 de Novembro já é tombada como patrimônio do município. “Mas considerando a importância da obra, a prefeitura solicitou o tombamento especificamente dos mosaicos”, afirma.
Hassis foi contratado em 1965, ano em que a prefeitura encabeçou um projeto de revitalização da praça e modernização dos espaços públicos. “Ele foi convidado para fazer o desenho de cinco praças”, comenta Leilah Corrêa Vieira, 56, filha do artista e voluntária na Fundação Hassis. Além da praça XV, ele também fez desenhos para as praças Pereira Oliveira, Benjamin Constant, Bulcão Viana e Olivia Amorim.
Num primeiro momento, serão tombados primeiro os mosaicos da praça XV. “O processo de tombamento está pronto, agora falta apresentar ao Cotesphan (Comissão Técnica do Sephan) e depois esperar que saia o decreto assinado pelo prefeito. A previsão é que o tombamento saia ainda no primeiro semestre deste ano”, diz a gerente do Sephan.
Memória da cidade
Os 47 paineis foram desenhados por Hassis com um graveto, direto na areia, sem ter feito esboços ou croquis antes. Tanto que no ano 2000, quando os mosaicos foram restaurados, a dificuldade da equipe técnica foi justamente em reproduzir os desenhos. “Fizemos o registro fotográfico e tivemos que montar quadros de 20 X 20 centímetros para fazer os desenhos iguais”, lembra Maria Anilta.
A filha de Hassis conta que ele riscava na areia e os calceteiros iam colocando pacientemente cada pedra. “Perto da figueira Hassis desenhou inclusive um dos calceteiros”, diz ela.
“A obra de Hassis na praça consiste na representação do cotidiano de Florianópolis”, afirma Maria Anilta. Os desenhos dividem-se em quatro temáticas relacionadas com o cotidiano de Florianópolis: o sustento (como a pesca, por exemplo), o artesanato, o folclore e os folguedos infantis. “Além da arte em si, é um registro dos momentos da vida na cidade. O tombamento é importante porque além de preservar a obra do artista, significa também preservar a história. Tem muita criança que não conhece algumas brincadeiras antigas desenhadas por ele.”
(ND, 22/04/2013)
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analíticos". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessários". |
viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
collect | sessão | Usado para enviar dados ao Google Analytics sobre o dispositivo e o comportamento do visitante. Rastreia o visitante através de dispositivos e canais de marketing. |
CONSENT | 2 anos | O YouTube define este cookie através dos vídeos incorporados do YouTube e regista dados estatísticos anônimos. |
iutk | 5 meses 27 dias | Este cookie é utilizado pelo sistema analítico Issuu. Os cookies são utilizados para recolher informações relativas à atividade dos visitantes sobre os produtos Issuuu. |
_ga | 2 anos | Este cookie do Google Analytics registra uma identificação única que é usada para gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
_gat | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para limitar a taxa de solicitação. |
_gid | 1 dia | Usado pelo Google Analytics para distinguir usuários e gerar dados estatísticos sobre como o visitante usa o site. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
IDE | 1 ano 24 dias | Os cookies IDE Google DoubleClick são usados para armazenar informações sobre como o usuário utiliza o site para apresentá-los com anúncios relevantes e de acordo com o perfil do usuário. |
mc .quantserve.com | 1 ano 1 mês | Quantserve define o cookie mc para rastrear anonimamente o comportamento do usuário no site. |
test_cookie | 15 minutos | O test_cookie é definido pelo doubleclick.net e é usado para determinar se o navegador do usuário suporta cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 meses 27 dias | Um cookie colocado pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o usuário obtém a nova ou a antiga interface do player. |
YSC | sessão | O cookie YSC é colocado pelo Youtube e é utilizado para acompanhar as visualizações dos vídeos incorporados nas páginas do Youtube. |
yt-remote-connected-devices | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt-remote-device-id | permanente | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt.innertube::nextId | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |
yt.innertube::requests | permanente | Este cookie, definido pelo YouTube, registra uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o usuário viu. |