Biblioteca Sesi no Sapiens Parque: um espaço do conhecimento aberto à comunidade do Norte da Ilha
16/04/2013
Construção Civil: o verdadeiro culpado pelo trânsito e esgotamento sanitário. | Novidades | ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis
16/04/2013

Máquinas prontas para as obras do novo terminal

Com o objetivo de ter um aeroporto ampliado e vias alargadas para a Copa de 2014, começa hoje o trabalho das máquinas para a duplicação da Avenida Diomício de Freitas, em Florianópolis.

Mesmo com o atraso de dois meses, o Departamento Estadual de Insfraestrutura (Deinfra) afirmou que o prazo de conclusão das obras de acesso ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, estipulado para junho de 2014, será mantido.

Mais uma vez, um dos motivos apontados para a demora das obras foram as chuvas. De acordo com Paulo Meller, presidente do Deinfra, este fator estava previsto no cronograma e não deve atrasar as obras do trecho que vai desde o Trevo da Seta até o Estádio da Ressacada, no bairro Carianos, no Sul da Ilha, e cuja duração será de cerca de oito meses.

Além disso, a aprovação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para a duplicação da Diomício de Freitas saiu apenas na semana passada, atrasando a previsão do secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, para meados de março.

Segundo Meller, outro problema responsável pela demora, o das indenizações pendentes aos moradores desapropriados da área, também foi resolvido. Para evitar que o início das obras esperasse pelo término de todos os acordos, como queria o BNDES, financiador do projeto, o Estado conseguiu negociar com o banco o primeiro repasse de recursos.

A segunda etapa das obras do trecho de acesso, que vai da Ressacada ao novo terminal de passageiros, depende da emissão da Licença Ambiental de Instalação (LAI) e ainda não tem previsão para início. De acordo com Gean Loureiro, presidente da Fatma, isto deverá ocorrer em breve.

– A etapa mais complicada para a liberação do licenciamento ambiental era a do primeiro trecho, pela presença de áreas de reserva ambiental– diz Loureiro.

Novo terminal vai operar em maio de 2014

No evento de assinatura da ordem de serviço para a construção do novo terminal de passageiros, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, garantiu que o aeroporto ampliado estará em condições de uso em maio de 2014 e concluído em dezembro deste mesmo ano.

Hoje, o aeroporto Hercílio Luz tem capacidade para 4,1 milhões de passageiros ao ano. Depois da reforma, conseguirá receber 6,7 milhões de usuários anualmente.

(DC, 16/04/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *