O ano da Ponte Hercílio Luz
28/03/2013
Retirada de comportas e devolução original do curso do rio Ratones depende de estudos
28/03/2013

Vereadores iniciam processo que pode anular concessão da Casan

A Casan que se cuide. Os vereadores de Florianópolis dão início na próxima quinta-feira (4.1) a um processo que pode desembocar no rompimento da concessão de exploração dos serviços de água e esgoto. Os argumentos já começam a ser alinhavados e os rios da cidade podem servir de provas.
Um grupo de vereadores e técnicos percorreu os principais cursos d’água do Norte da Ilha, como os rios do Brás e Papaquara (Canasvieiras), constatado o que outros já perceberam: a contaminação decorrente do mai funcionamento das estações da Casan que deveriam tratar os esgotos, fato constatado em relatório pela Fatma no ano passado. “A Casan aplica em Florianópolis apenas 30% a 40% do que arrecada na cidade”, argumenta o vereador Edmilson Carlos Pereira Júnior. “Toda receita gerada aqui deve permanecer e ser investida na cidade”, salienta.
Os detalhes do futuro da Casan como concessionária dos serviços de água e esgoto podem não estar bem alinhavados, mas já começam a surgir nomes de empresas em condições de assumir a responsabilidade. Uma delas é a Rotária que, segundo o vereador, “pode assumir” a tarefa de cuidar da coleta, tratamento e destinação final dos esgotos.
As revelações de Edmilson foram feitas durante visita à sede da Floripa Soccer, no estádio Henrique de Arruda Ramos, onde se encontrou com os presidentes do Avante, Edenaldo Lisboa da Cunha, e da Associação de Moradores de Santo Antônio de Lisboa (Amsal), Cláudio Andrade. Tudo é muito incipiente, mas a largada já foi dada.

A audiência da comissão de Meio Ambiente no dia 4 de abril terá início às 14h30 no plenarinho da Câmara Municipal. A iniciativa atendente a requerimento (nº 347/2012) do vereador João Itamar da Silveira (João da Bega), visando desobstruir o rio Vermelho. “O mato tomou conta do rio e está causando sérios transtornos aos moradores”, justificou o vereador.
Outro requerimento (nº 105/2013), do vereador Edinon Manoel da Rosa, solicita providências em relação ao “assoreamento e poluição” dos cursos d’água do município. (Íntegra ao lado)

(Daquinarede, 27/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *