Florianópolis sedia curso de análise de viabilidade de empreendimentos imobiliários
18/03/2013
Sete bairros da Ilha sofrem com falta de luz, neste domingo
18/03/2013

Procissão de Senhor dos Passos reúne mais de 20 mil fieis

Domingo de fé e tradição em Florianópolis. Mais de 20 mil pessoas, de acordo com estimativa da Polícia Militar, participaram da procissão do Senhor Jesus dos Passos, no Centro da Capital. O evento, que completa 249 anos e fixou-se no calendário de festas religiosas da cidade, reuniu membros da Igreja Católica, autoridades e inúmeros fiéis no Largo da Catedral Metropolitana.

A imagem percorreu as ruas centrais em procissão e encontrou a imagem de Nossa Senhora das Dores, no Largo da Alfândega, para seguir para o Hospital de Caridade, onde permanecerá até o próximo ano. Quem fez o sermão do encontro das imagens foi o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Dom Murilo foi arcebispo de Florianópolis e, durante sua fala, não escondeu o amor que guarda pela cidade. “Essa foi a minha arquidiocese por 15 anos. Sinto-me em casa”, disse. O arcebispo contou que se sentiu surpreso ao descobrir que a imagem carregada em procissão foi feita por um baiano. Ele afirmou que desde os anos em que comandava a igreja da Capital já existia uma discussão para tornar a procissão Patrimônio Imaterial Nacional. “Não é fácil manter durante 249 anos a execução de um evento como este. A procissão de Senhor dos Passos guarda a alma do povo”, relatou.

De fato, enquanto o arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Jönck, seguia atrás da imagem, os fieis tomavam as ruas. À frente do Senhor dos Passos, pessoas vestidas de roxo, algumas segurando cruzes de madeira nas costas, caminhavam sérias, em devoção. Eram os que tinham alcançado uma graça.
Marcos Costa, 39 anos, e o filho José Pedro Martins, 11, estavam entre eles. Há dois anos, a família descobriu que o menino tinha câncer na bexiga. “Nós vencemos a luta e viemos pagar a promessa”, disse Marcos.

As irmãs Sueli Maria da Conceição, 65, e Maria da Graça Sabino, 64, também vão à procissão desde pequenas. “Já alcancei algumas graças. Uma delas foi quando a minha irmã ficou muito doente. Pedi ajuda para o Senhor dos Passos e ela ficou melhor. Eu só tenho a agradecer”, contou Maria da Graça.

(ND, 17/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *