Governo reduz verba para Maratona Cultural
08/03/2013
Vazamento de óleo: Prefeitura decreta situação de emergência
08/03/2013

Obra na Edu Vieira: Verba já está garantida, mas UFSC pode ser o empecilho

Duplicação da rua em Florianópolis esbarra agora na transferência de área e desapropriações

Conseguir a verba de R$ 10,9 milhões, garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para a duplicação da Rua Deputado Edu Vieira, no Bairro Pantanal, foi uma vitória para Florianópolis.

Mas não é a última batalha da prefeitura para tirar o projeto do papel. É preciso resolver a transferência do terreno da UFSC e contabilizar as desapropriações necessárias.

Depois da assegurar os recursos na última quarta-feira, o prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Obras, João Amin, vão se reunir com a reitoria da UFSC na segunda-feira para tentar um acordo para receber 20 mil m² do campus para a duplicação.

A área estava sendo negociada pela gestão anterior. Como a universidade fez exigências de debater a proposta, o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) encaminhou um projeto para a Assembleia Legislativa para retomar o terreno, que antes era do Estado. Promulgada em janeiro, a Lei 15.976 transferiu o espaço para o município.

Isso agitou os ânimos das lideranças da UFSC, que prometem entrar com recurso na Justiça contra a decisão da Assembleia. A instituição de ensino considera a legislação inconstitucional por decidir questões da União no âmbito estadual. Para o secretário de Aperfeiçoamento Institucional da UFSC, Airton Seelaender, a nova lei vai prejudicar o processo:

– A lei vai gerar várias questões jurídicas que se arrastarão por anos.

Segundo Vieira, há 10 anos o município solicita a doação à UFSC, que, para ele, estaria atravancando a duplicação. Conforme o parlamentar, como a entidade não estaria utilizando a área, o Estado teria o direito de retomá-la. A UFSC diz que o espaço é utilizado para educação física.

O outro desafio serão as desapropriações, arcadas pelo município. De acordo com Amin, está sendo feito o levantamento dos imóveis. A nova gestão engavetou o projeto de sistema binário, que tornaria parte das ruas Edu Vieira, no Pantanal, e Capitão Romualdo de Barros, na Carvoeira, em mão única. Foi optado pelo plano original de duplicação da Edu Vieira entre o Trevo da Dona Benta e o Armazém Vieira.

Como o projeto básico, elaborado pela empresa Prosul, está pronto, falta apenas o detalhamento executivo, que deve ser feito no primeiro semestre.

(DC, 08/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *