Projeto propõe ocupação cultural da cidade
22/03/2013
A água nossa de cada dia
22/03/2013

2013: o Ano da Cooperação pela Água

(Por Ingo Dobrawa DC, 22/03/2013)

A importância da cooperação para o manejo de recursos hídricos limitados em um mundo em que a demanda está em rápido crescimento não pode mais ser subestimada. Nada menos do que 145 países compartilham uma grande bacia hidrográfica com, no mínimo, mais de uma nação. Dada a gravidade do cenário de consumo hídrico, a ONU acaba de definir 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

Questões de cooperação internacional também estarão embasando o movimento de conscientização para o Dia Mundial da Água. Neste ano, a ONU-Água organiza o evento principal na Holanda. Outros grandes eventos que marcam este inquietante tema incluem a Semana Mundial da Água, na Suécia, de 1º a 6 de setembro; uma conferência sobre cooperação pela água no Tajiquistão, no mesmo mês; e a Cúpula da Água, na Hungria, dias 10 e 11 de outubro.

Sabemos que a água não está somente no chuveiro e na torneira. Indiretamente, faz parte do processo produtivo de tudo que comemos e vestimos. Para a Docol, a preservação da água é uma missão. Na década de 1990, a empresa foi pioneira ao lançar metais economizadores de água, quando pouco se falava em sustentabilidade.

Hoje, é líder na América Latina nesta linha de metais. Além disso, temos dedicado especial atenção a programas voltados à conscientização do uso racional da água. Somos idealizadores e um dos mantenedores do Programa Água Nossa, da Ong Água e Cidade, que tem como objetivo conscientizar e formar cidadãos a partir da escola para o uso e preservação dos recursos hídricos.

Essa estratégia da ONU é mais que oportuna. A discussão é necessária à sobrevivência da humanidade num futuro próximo, e o Brasil tem uma responsabilidade ainda maior por ser o líder natural desse movimento no Hemisfério Sul.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *