Jogo de empurra: ninguém assume responsabilidade pelo vazamento de óleo na Capital
16/01/2013
Maior polo de ostras do país é interditado
17/01/2013

Sete ideias para a alma da cidade

O Centro da cidade é a sala de estar da nossa casa e é dessa forma que precisamos cuidar dele. A metáfora é do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, Dalmo Vieira Filho, para explicar as ideias que tem para revitalizar a região.
A meta do arquiteto, um dos homens fortes do governo de Cesar Souza Junior (PSD), é transformar a região central de Florianópolis, a “alma da cidade”, segundo ele, em um dos mais vivenciados pelos moradores na comparação com outras capitais do país. Mas é com pequenas ações que ele pretende alcançar os ousados objetivos.
Dalmo defende a valorização das características de cada bairro para enfatizar o que só pode ser visto na Capital, o que diferencia Florianópolis de todas as outras cidades do Brasil e até de outros países. A proposta é o que ele chama de urbanismo sensível.
– É o que a gente procura quando viajamos pelo mundo, as identidades locais – afirma Dalmo.
O DC convidou o secretário para caminhar pelo Centro e indicar pontos marcantes que ele pretende valorizar ou mudar. Durante uma hora e meia, Dalmo falou sobre pequenas ações que planeja fazer na expectativa de grandes resultados. Muitas delas em parcerias com os comerciantes do local, sem a necessidade de investimentos públicos significativos.
– Reconhecer esses valores já existentes é mais barato e mais eficiente que construir novos – diz.
Confira o passeio e algumas propostas iniciais.
(DC, 16/01/2013)
Status de primeiro ministro
Na cerimônia de posse do secretário Dalmo Vieira, o prefeito Cesar Souza Junior (PSD) ressaltou que as ações da pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano estão entre os principais desafios de sua gestão. Isso porque o tema do planejamento urbano foi mote do pessedista nas eleições do ano passado.
Ao convidar um técnico, sem filiação partidária, e dar carta branca a ele para realizar seu trabalho, Cesar fez uma aposta no arquiteto para cumprir as promessas que fez na campanha, diz um assessor próximo ao prefeito.
Dalmo acumula os cargos de secretário e presidente do Instituto de Planejamento Urbano (Ipuf). Já no dia da posse, Cesar e Dalmo anunciaram a contratação de 40 profissionais e 20 estagiários para o órgão, sinalizando o prestígio que o instituto deve ter na administração do pessedista.
O arquiteto tem dito que percebe no prefeito muita disposição para tirar do papel as ideias para a cidade. Desde a posse, prefeito e secretário conversam quase que diariamente. O discurso do secretário está alinhado ao slogan que Cesar utilizou na campanha: “Por uma cidade mais humana”.
Cesar conheceu o trabalho de Dalmo quando ainda era secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esportes. Na época, o arquiteto atuava no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No ano passado, durante a campanha, Dalmo entregou aos candidatos a prefeito um documento com propostas para o município. Mas admite que, quando entregou o estudo aos candidatos, não imaginava que ele mesmo seria o executor de boa parte das ações.
(DC, 16/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *