Prefeitura lança o prêmio Banco de Ideias
31/01/2013
Edital estabelece critérios para ocupação dos espaços culturais da UFSC
31/01/2013

Especialistas do MIT, dos EUA, vêm a SC conhecer atuação do SENAI

Representantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês), uma das principais instituições de pesquisa tecnológica do mundo, estão em Florianópolis nesta quarta (30) para conhecer a atuação do SENAI de Santa Catarina, entidade que integra o Sistema FIESC. O instituto americano irá apoiar a estruturação dos dois Institutos de Inovação que o SENAI vai implantar na Grande Florianópolis. O encontro iniciará o trabalho conjunto entre as duas instituições.

Em 2012, o departamento nacional do SENAI firmou apoio com o MIT para a estruturação, em todo país, de 23 Institutos SENAI de Inovação que SENAI criará até 2014. Dois deles serão instalados na Grande Florianópolis: um voltado par área de laser e outro para tecnologias de sistemas embarcados. O MIT dará apoio ao SENAI com intercâmbio de profissionais, participação em seminários e aprimoramento dos processos de inovação dos brasileiros. Além disso, também contribuirá com sua expertise no desenvolvimento de novos produtos e processos.

A intenção é transformar Santa Catarina em polo de referência para as áreas de laser e sistemas embarcados, desenvolvendo soluções de ponta para a indústria. Os novos institutos realizarão, principalmente, serviços de pesquisas aplicadas para o desenvolvimento de novos produtos e processos. As plataformas tecnológicas dos institutos de inovação, que definem as áreas de atuação dos institutos, serão apoiadas nas demandas atuais e futuras da indústria nacional. A identificação nas necessidades está sendo feita em consultas a empresas desses setores e a partir da análise de tendências tecnológicas.

Os institutos de inovação do SENAI também são apoiados pelo Fraunhofer IPK, um dos 80 institutos ligados à Sociedade Fraunhofer, da Alemanha. A instituição atualmente contribui com consultorias na elaboração dos planos de negócios do institutos de inovação.

(FIESC, 30/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *