Capital vai abrir salários na rede
24/01/2013
Desconto na tarifa de energia elétrica em Santa Catarina será de 18,48%
25/01/2013

Brasil aumenta e SC foi o Estado que mais cresceu

Ao atualizar as dimensões oficiais do Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) descobriu que o país expandiu sua área em 890,45 quilômetros quadrados. Parece insignificante, mas a diferença supera as extensões totais de Bahrein e Cingapura e só perde para Hong Kong e seus 1.099 km2.

Santa Catarina foi o Estado que mais cresceu: 0,04%. De acordo com o IBGE, a variação territorial se deve à influência de uma lei estadual de 2007 que passou a vigorar. Assim, os valores territoriais de águas internas das baías Norte e Sul, na Grande Florianópolis, foram contabilizadas, aumentando o tamanho do território catarinense em cerca de 390 km2. Os dados foram publicados ontem no Diário Oficial.

Segundo o IBGE, trata-se do aprimoramento tecnológico na medição e a simples incorporação de novas áreas, especialmente de pequenos arquipélagos e de águas internas. De qualquer forma, um Brasil ligeiramente maior não vai tirar o sono de historiadores ou provocar histeria nos editores de livros escolares.

De acordo com o geógrafo Gervásio Rodrigo Neves, a mudança não é significativa. Justo porque ela acontece o tempo todo, e assim sempre será. Culpa de pequenos detalhes, imperceptíveis para os leigos mas sensíveis aos equipamentos de medição.

– Qualquer alteração no nível do mar muda a medida. Se a maré estava baixa, é uma coisa. Alta, é outra – exemplifica.

Na atualização de 2013, o IBGE incorporou fatias de baías, além de SC, a de Todos os Santos, na Bahia. Agora, resta esperar pelo próximo capítulo do efeito sanfona nas dimensões do Brasil, distribuído em exatos 8.515.767,049 km2.

(DC, 25/01/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *