Problemas na rede elétrica prejudicam moradores de vários bairros na Grande Florianópolis
12/12/2012
Reduto de gente jovem, na praia da Joaquina as pranchas reinam absolutas
12/12/2012

Seleções disputam preferência pelo Costão

Santa Catarina não sediará nenhuma partida da Copa do Mundo de 2014, porém dos cerca de R$ 201, 2 bilhões de investimento estimados, uma parcela pode ficar no Estado, que pretende abrigar até três seleções durante o evento. Em função disso, uma disputa nos bastidores começa a crescer: quem ficará no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, considerado um dos três melhores CTs do país.

Alemanha e Japão mostram-se interessados. Representantes dos países estiveram mais de uma vez visitando o local e podem ficar na Capital durante a Copa. A preferência é em função da comodidade, já que o Costão abriga a hospedagem e o campo em apenas um lugar. Os Estados Unidos também avaliaram as condições, mas as tratativas não evoluíram.

Se depender do presidente do local, o empresário Fernando Marcondes de Mattos, a estrutura do Costão do Santinho ficará com os alemães, tricampeões mundiais, em razão da relevância de uma seleção deste porte.

Mas eles podem perder a disputa para os japoneses, que manifestaram primeiro o interesse e a ordem de chegada é respeitada pela Fifa na hora de alocar as seleções.

– Eu prefiro a Alemanha, pela nossa etnia. Mexeria mais com o Estado e é uma seleção que iria ao menos até as quartas de final – explica.

Na Europa, o interesse da Alemanha tornou-se público. O diretor de seleções do país, o ex-jogador Oliver Bierhoff, estaria fascinado não só pelos atrativos estruturais, mas também pelos naturais. O editor de futebol internacional da revista Kicker, Manfred Münchrath, aponta o Estado como um provável destino

– Comenta-se que o Oliver (Bierhoff) gostou do que viu. Apesar de não ter nada oficial, por ser uma região com beleza, apostaria como a base do time.

O Estádio Orlando Scarpelli, em parceria com o Hotel Majestic, e a Arena Joinville, com o Hotel Bourbon, completam a lista de CTs aprovados.

(DC, 12/12/2012)

Mais opções no Estado

No primeiro trimestre de 2013 a Fifa pretende aumentar de 54 para 90 as opções de Centros de Treinamento para as seleções participantes da Copa. Dentro desse número, SC pretende ter três novas opções, sendo que uma delas já foi aprovada pelo comitê de executivos da Fifa.

Em Florianópolis, o Il Campanário recebeu o aval para se credenciar ao posto. Outras duas alternativas são o estádio do Avaí, em parceria com o Sofitel, na Capital, e, em Balneário Camboriú, o hotel Infinity Blue, em parceria com o estádio do Camboriú.

Com a aprovação dos locais, o consultor de captação de eventos da secretaria de turismo do Estado, Eduardo Loch, espera alcançar o objetivo de abrigar até três países durante a Copa.

– Nós temos que cumprir e fazer algumas coisas para organizar que isso aconteça, mas temos condições para garantir esses países – afirma.

(DC, 12/12/2012)

“Prefiro a Alemanha”

Entrevista Fernando Mattos/Presidente do Costão Resort

O presidente do Costão do Santinho Resort, o empresário Fernando Marcondes de Mattos, revelou, por telefone, que Japão e Alemanha estão mais avançados na negociação, e os tricampeões mundiais têm sua preferência.

Diário Catarinense – Alemanha e Japão, o senhor tem preferência?

Fernando Mattos – Os dois gostaram bastante e são excelentes, mas eu prefiro a Alemanha, pela nossa etnia. Mexeria mais com o Estado e é uma seleção que iria ao menos até as quartas de final da Copa.

DC – Como o senhor avalia as condições do Costão para ser centro de treinamento da Copa?

Fernando – Dizem que estamos entre os três melhores do país pela junção, no mesmo ambiente, de treinamento e hospedagem. O resort tem todas as facilidades, tem o SPA, o hotel internacional ficaria exclusivo para eles e praia maravilhosa para correr.

DC – E a construção do campo?

Fernando – O campo é oficial, até maior do que o Maracanã. Estamos construindo e a ideia é que até o final de 2013 tenha condições de jogo. Até o meio do ano estará pronto, e vai mais uns meses para fixar a grama.

DC – Há mais interessados?

Fernando – Os Estados Unidos e tiveram mais dois países, mas os outros eu prefiro não falar.

DC – Quando sai a definição?

Fernando – Tenho a impressão de que para março e abril do ano que vem teremos uma definição.

(DC, 12/12/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *