Seleções disputam preferência pelo Costão
12/12/2012
De dia falta água, de noite falta luz
12/12/2012

Reduto de gente jovem, na praia da Joaquina as pranchas reinam absolutas

Seja na água ou na areia, na Joaquina não tem pra mais ninguém: as pranchas reinam absolutas. A praia é reduto de gente jovem, principalmente surfistas e praticantes de sandboard, o surfe nas areias. Largas, fortes, com bastante repuxo e surfáveis o ano todo, as ondas da “Joaca” foram descobertas na década de 1970 e, desde então, o local é sede de vários campeonatos locais, nacionais e até mundiais. Para os virgens de prancha, a dica é procurar uma das escolas de surf que atuam na praia.

As grandes e belas dunas que contornam a praia da Joaquina também atraem muitos turistas e esportistas. É possível alugar pranchas de sandboard no próprio local, e os proprietários dão até mesmo dicas para os iniciantes não se esfolarem morro abaixo. Quem não se arrisca sobre as pranchas também é bem vindo. Vôlei e futebol são outros esportes comuns nas areias da Joaca. A praia possui 3 mil metros de extensão e sua largura varia de 8 a 70 metros. O mar é considerado agitado, mas próprio para banho

A Joaquina oferece boa infraestrutura para o turista, com bares, restaurantes, hotéis, terminal turístico, um amplo estacionamento pago, sanitários, chuveiros, iluminação noturna, salva-vidas e posto policial. Na temporada, é palco de grandes shows.

Costão Joaquina-Gravatá

Uma das grandes atrações da Joaquina, além das ondas e das dunas, é o costão esquerdo da praia, formações rochosas que dão origem a belas praias de pedra com trilhas que levam à Praia do Gravatá e à Praia Mole.

Como chegar

Localizada no Leste da Ilha, entre a Praia Mole e a Praia do Campeche, a Praia da Joaquina fica a 15 km do Centro de Florianópolis.

De carro: partindo do Centro, siga pela Beira-Mar Norte até as proximidades do elevado do CIC e entre à esquerda na Avenida da Saudade. De lá, vá pela Rodovia Admar Gonzaga no bairro Itacorubi, até a Lagoa. Siga pela Avenida das Rendeiras e vire à esquerda na Estrada da Barra da Lagoa. Pegue a Av. Das Rendeiras e a Av. Professor Acácio Garibaldi até o final.

De ônibus: saindo do Terminal do Centro (Ticen) ou do Terminal da Trindade (Titri), pegue a linha Lagoa da Conceição até o terminal da Lagoa (Tilag). No Tilag, siga na linha Joaquina. Confira os horários dos ônibus. (Hiperlink para o site da Transol)

Para quem gosta de caminhar, uma dica é já ir se exercitando antes de chegar à praia: no Tilag, pegue qualquer ônibus que percorra a Avenida das Rendeiras (Barra da Lagoa ou o próprio Joaquina) e desça ao final da avenida. De lá, vá andando para a Joaquina. O trajeto leva uns 30 minutos.

(DC, 12/12/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *