Prefeitura autoriza construção de empreendimento na Ponta do Coral em Florianópolis
17/12/2012
Árvore iluminada na Capital
18/12/2012

Prefeitos eleitos lutam pela construção da Alça de Contorno da BR-101 na Grande Florianópolis

Se a alça estivesse pronta pelo menos 18 mil caminhões por dia deixariam de passar no trecho entre Biguaçu e Palhoça

Três prefeitos eleitos nos municípios da Grande Florianópolis garantiram que vão trabalhar integrados na solução para a alça do Contorno Sul, obra vital para desentravar o tráfego na BR-101. A promessa dos prefeitos foi feita na tarde de sexta-feira (14), durante encontro do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Florianópolis, coordenado pelo movimento FloripAmanhã. Do movimento pela construção da Alça de Contorno Sul estão envolvidas 32 entidades.

O projeto da primeira fase do contorno em Biguaçu está pronta. A segunda etapa depende de uma definição do município de Palhoça. A falta desse projeto está inviabilizando a obra porque sem ele não tem como agilizar as licenças ambientais.

Um dos participantes do encontro, o engenheiro Ricardo Saporiti, disse que se a alça estivesse pronta pelo menos 18 mil caminhões por dia deixariam de passar no trecho entre Biguaçu e Palhoça. Segundo o deputado Esperidião Amin (PP), sem o contorno a região é o terceiro maior entrave logístico do Brasil.

Participaram do encontro do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Florianópolis 11 vereadores de Biguaçu, Palhoça, São José e Florianópolis, e mais os atuais prefeitos. Não houve presença do futuro prefeito de Palhoça, porque a eleição está sendo decidida na Justiça Eleitoral.

(ND, 17/12/2012)

Pressão para iniciar a obra

Entidade e prefeitos eleitos da Grande Florianópolis traçam estratégia para tirar projeto do papel

Os prefeitos eleitos da Grande Florianópolis fizeram um pacto por pressão e até radicalização, se for necessário, para acelerar o começo das obras do contorno viário de Florianópolis. Ações judiciais, marketing, movimentos, eventos e até protestos deverão ser realizados em 2013.

A decisão saiu na primeira reunião sobre o assunto entre os eleitos, ontem, na Capital, com o Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento (COMDES), coordenado pela associação FloripAmanhã. Ficou definido que um secretário municipal e um vereador de cada cidade ficarão integrados para tratar do tema.

Após anos de atrasos, falta de mobilização conjunta, adiamentos de estudos e até indecisões sobre o traçado, agora, finalmente, os políticos prometem engajar forças para, enfim, forçar a tão reivindicada obra viária para a região, que sofre diariamente com grandes congestionamentos.

A pressão do Tribunal de Contas da União (TCU), de exigir a conclusão até fevereiro de 2015, é um ponto a favor dos eleitos em cobranças com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária da BR-101 responsável pelas obras, a Autopista Litoral Sul.

O encontro teve a presença dos eleitos Cesar Souza Junior (Florianópolis), Adeliana Dal Pont (São José) e do reeleito José Castelo Deschamps (Biguaçu), além de futuros vereadores e representantes de 36 entidades. O ex-governador e atual deputado federal, Esperidião Amin, e o engenheiro Ricardo Saporiti participaram com apresentações.

– Foi estabelecido que vamos entrar de maneira muito firme na questão do contorno, que deve tirar de circulação 15 mil caminhões por dia da região – declarou Cesar Souza Junior.

– Foi discutido também fechar a rodovia BR-101 para radicalizar – disse o prefeito reeleito de Biguaçu, Castelo Deschamps.

(DC, 15/12/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *