Serviço da Zona Azul pode ser mantido em Florianópolis
07/12/2012
Litoral Sul é questionada pelo TCU
07/12/2012

Definição do projeto da quarta ligação na Capital é antecipada em pelo menos seis meses

O governo do Estado quer antecipar o cronograma de escolha do modelo da quarta ligação em pelo menos seis meses. Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, a meta é licitar a PPP (Parceria Público Privada) até o final do primeiro semestre de 2013. Ontem, a comissão intersetorial abriu as sete propostas (uma empresa entregou os projetos em duas pastas) apresentadas nessa fase da seleção. A partir de quarta-feira, as interessadas que passarem no crivo dos seis avaliadores receberão o aval para fazer os estudos e o projeto final.

Ao todo, sete grupos apresentaram propostas para a quarta ligação. Os valores chegam a R$ 1,5 bilhão para a instalação de um trem de superfície proposto pela empresa portuguesa Logistel. A Catamarã do Brasil propõe fazer a travessia por meio de embarcações sem custo de implantação para o Estado. O investimento será recuperado com a tarifa paga pelos usuários. Houve ainda projetos para teleférico, trem de monotrilho, VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e BRT (Buss Rapid Transit).

Cobalchini explicou que a equipe vai encaminhar as melhores sugestões para o comitê encarregado de tentar implantar a primeira PPP de Santa Catarina na quarta-feira. Depois disso, começa a contar o prazo de 120 dias para a entrega dos projetos finais. “Vamos ver quem preencheu os requisitos do edital. Os valores pedidos reduziram bastante em relação a primeira seleção”, explicou.

A ordem do governador Raimundo Colombo é que a solução para os problemas de mobilidade de Florianópolis, mesmo que paliativa, seja entregue em 2014. Para que isso seja possível, é necessário que o processo avance. “O tempo de execução médio é de 18 meses. Para a ligação ficar pronta nesse prazo, temos que finalizar o processo e a licitação no máximo até junho”, argumentou Cobalchini. A estimativa é que o novo modelo, aliado com a reabertura da ponte Hercílio Luz, comporte quase metade do fluxo de pessoas que fazem a travessia diariamente.

EMPRESAS

Consórcio Florianópolis Terra e Mar (sete empresas)

Consórcio Floripa 21 (três empresas)

Consórcio Floripa em Movimento (quatro empresas)
CVA Silva Engenharia, Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente

Neogennium

Esse e Camargo Correia

Catamarã do Brasil

(ND, 07/12/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *