Reduto de gente jovem, na praia da Joaquina as pranchas reinam absolutas
12/12/2012
Ônibus de Florianópolis podem parar no sábado
12/12/2012

De dia falta água, de noite falta luz

Da coluna de Carlos Damião (ND, 12/12/2012)

Mesmo antes da temporada, moradores da Capital sofrem com a precariedade de dois serviços públicos essenciais

A falta de água deixou de ser um fato isolado ou pontual em Florianópolis. São dezenas de comunidades reclamando da irregularidade no abastecimento, sendo que o momento mais crítico de consumo – entre Natal e Réveillon – ainda está distante. E, diga-se de passagem, o bairro Sambaqui, que sofre todos os anos com essa situação, volta a registrar caixas vazias com uma constância preocupante. Há quem diga que vai piorar. E muito. Uma das razões, admitidas pela Casan e por membros do governo, é o crescimento populacional descontrolado de Florianópolis nos últimos anos. Aliás, questão absolutamente visível nas ruas do Itacorubi, por onde circulam o ano inteiro caminhões pipa particulares para abastecer as residências e alguns condomínios. A conferir, nas primeiras semanas da temporada, a situação de balneabilidade das nossas praias. No ano passado, tivemos mais de 30% das praias com sua qualidade comprometida pelo lançamento de esgotos. Alguma dúvida de que essa barbaridade se repetirá no verão 2012/2013? A Lagoa da Conceição, retratada numa série de reportagens do Notícias do Dia, é apenas uma parte dolorosa desse problema, que reflete o grave – e irresponsável – crescimento da cidade sem planejamento, com a prefeitura tendo feito vistas grossas a tudo nos últimos oito anos.

Frase

Com a falta de água e as frequentes quedas de energia em vários pontos da Capital e de São José, estaríamos voltando aos tempos de escassez desses insumos, entre as décadas de 40 e 50? Vem daquela época uma frase muito popular que o povo recitava pelas ruas: “Florianópolis, terra de Hercílio Luz. De dia falta água, de noite falta luz”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *