À sombra do trânsito
05/11/2012
Em foco o urbanismo
05/11/2012

Revitalização inspirada na Rua Vidal Ramos

Empenhado na tarefa de revitalizar a Rua Fúlvio Aducci, no Bairro Estreito, na Capital, Maurício Justino, diretor da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis Regional Continental (Acif), lidera uma discussão entre os comerciantes da avenida, que recebe cerca de 10 mil carros por dia e movimenta o comércio de mais de cem lojistas.

A tendência na mudança do comércio da região é prevista por causa da construção da Avenida Beira-Mar Continental, que veio como alternativa ao tráfego intenso do Estreito. A inspiração vem da Rua Vidal Ramos, no Centro da Capital, que recentemente finalizou a construção de um Open Shopping, valorizando as fachadas das lojas e ampliando área de circulação de pedestres com a renovação de calçadas.

– É bom frisar que este modelo de comércio está sendo replicado em outras ruas do Centro de Florianópolis. Como dizem que o Continente é a “bola da vez”, temos que nos antecipar e planejar o crescimento da cidade para o futuro – defende Justino.

Segundo o diretor da Acif Regional Continental, se não houver uma atenção para a Fúlvio Aducci, seu futuro pode estar comprometido. Ele traz como exemplo o comércio da Costeira do Pirajubaé, que foi totalmente afetado pela construção da Via Expressa Sul:

– Precisamos formar um grupo como a Câmara Setorial de Lojistas da Vidal Ramos. É preciso agir o quanto antes, pois tudo pode mudar.

Proposta precisa ser mais clara

Há cinco anos no comando de uma loja no Estreito, Maurício Socas Doin Vieira, 48 anos, afirma que a ideia é boa, mas que a proposta ainda não está muito clara para os lojistas, que acreditam na força do comércio local. Uma das suas preocupações sobre a vulnerabilidade do movimento é o fato de algumas lojas ficarem de costas para a Fúlvio Aducci, abrindo as portas para a beira-mar.

– Queremos entender melhor como vai funcionar essa revitalização, visual e economicamente. Teremos só calçadão? Os lojistas podem virar as costas para a avenida? Precisamos ainda de um projeto arquitetônico, incentivos da prefeitura e teríamos que fixar o compromisso dos lojistas manterem as duas portas abertas – destaca.

Seguindo a mesma tendência da Rua Vidal Ramos, a Avenida Presidente Kennedy, em São José, está sendo revitalizada. A ideia é criar também um shopping a céu aberto. Dar mais espaço para os pedestres é o grande diferencial do projeto, que redefiniu o trânsito local com pista preferencial aos ônibus, alargou calçadas, trocou a iluminação e criou novos bolsões de estacionamento. A promessa da prefeitura é que a nova Kennedy seja entregue até o fim do ano.

(DC, 02/11/2012)

O que pensam os comerciantes de Florianópolis

SANDRO LUIZ DE SOUZA

Gerente Administrativo do Empório Döll e Café

Hoje mais pedestres circulam na Vidal Ramos. Com isso, nossa clientela aumentou. A rua está mais bonita, mais atrativa. Agora vemos famílias com crianças passeando em um espaço que antes era disputado com os carros.

ARLEI FÁVERO PICOLLI

Proprietária e gerente da Cacau Show

O movimento foi muito válido. Com certeza, o fluxo de clientes na nossa rua melhorou e ajudou todos os lojistas.

(DC, 02/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *