Ideias para impulsionar o setor náutico
06/11/2012
Social Good Brasil abre o debate em Florianópolis
06/11/2012

Grupos de ciclistas reúnem mais de 400 membros em Florianópolis por melhora na infraestrutura

Um carro a menos. Um lema que parece individual, mas se boa parcela da população aderisse a ele, faria a diferença na mobilidade de todos. Assim pensam os movimentos pró-bike, que ganham cada vez mais notoriedade em Florianópolis.

O cicloativismo existe há algum tempo na Capital. Em 1997, um grupo de estudiosos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fundou o Pelada Floripa – hoje Grupo Ciclo Brasil –, para promover campanhas e seminários sobre o tema. Mais tarde, em 2001, foi criada a Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis, que atualmente conta com 400 pessoas associadas.

Mas foi no final da década que os movimentos ganharam destaque. A internet contribui para os grupos da cidade se organizarem.

– A Bicicletada (que completou 10 anos em outubro) é organizada em todo o país pela rede. Ajudou a combinar eventos, acessar informações de como funciona o evento em outros países, assim como os projetos implantados – observa Giselle Xavier, representante do Grupo Ciclo Brasil e uma das diretoras da Viaciclo.

Um outro protesto ciclístico, que surtiu bastante efeito é a Bicicletada pela Ciclovia da Avenida Osni Ortiga, realizada nos segundos sábados de cada mês (como o próximo final de semana) e que tinha como uma das motivações exigir a construção de ciclovia na Lagoa da Conceição.

Depois da pressão, a prefeitura promete começar a obra no começo deste mês.

– Temos diversos cicloativistas em Florianópolis, que lutam por segurança. Acho que aqui é a única cidade que tem duas bicicletadas, a da Lagoa, a de Floripa – lembra o presidente da Viaciclo, Daniel de Araújo Costa.

Um fantasma?

Uma das bicicletas “fantasma” – aquelas pintadas de branco e penduradas em postes próximo a locais onde morreram ciclistas – tem sido o tema nas redes sociais. Ela sumiu no domingo da Avenida Madre Benvenuta, na Capital. Ontem, a bicicleta foi recuperada, depois que uma mulher de 21 anos foi vista por aí andando com a bike. Ela foi flagrada na foto abaixo por um leitor que postou na rede. A mulher devolveu a bike na Delegacia da Lagoa. Ela contou à polícia que um homem teria dito que poderia ficar, já que “é de um homem que já morreu”.

Convite
QUER PEDALAR SÁBADO?
– A Bicicletada pela Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, será promovida também neste sábado, a partir das 15h. Os ciclistas se reúnem no centrinho da Lagoa, ao lado do casarão. A participação é livre. O ritmo é de passeio e o trajeto é decidido por quem estiver no local.

(DC, 06/11/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *