Zoneamento: Vargem Grande pode ter prédios de quatro pavimentos
03/10/2012
Ponta do Coral
03/10/2012

Temporada sem planejamento: até quando?

Da coluna de Carlos Damião (ND, 03/10/2012)
Falta de profissionalização do setor, omissão oficial, precariedade da infraestrutura são temas recorrentes no turismo em Florianópolis
O jornalista Laudelino Sardá – que foi editor-chefe de O Estado e hoje é colaborador do ND – tinha o hábito de produzir, entre 2002 e 2011, geralmente em setembro, um artigo prevendo o que ocorreria na temporada de verão. E os artigos se resumiam numa previsão lógica: “Milhares de turistas devem lotar hotéis e restaurantes da Ilha”. E depois da temporada: “Empresários culpam o poder público pelo fracasso da temporada”. E essa previsão se confirmou ao longo dos nove anos. “Não vou mais escrever sobre o óbvio ululante”, diz Sardá. “Mas é de se perguntar: por que a prefeitura, Acif e tantos outros órgãos de classe não começam já (deveriam ter iniciado em março) a preparar a cidade para a temporada? O Norte da Ilha só tem ruas esburacadas, empoeiradas; o Sul da Ilha está o caos e o Leste e Oeste também abandonados. As estatais – a exemplo da Casan – continuam caprichando em abrir buracos, só que lavam as mãos na hora de fechá-los, por entender que não lhes essa tarefa E nem sequer exigem de parceiros que se cubram rapidamente as valas”.
Omissão
Prossegue Laudelino Sardá em seu desabafo: “Há soluções fáceis, mas que atrapalham sobremaneira o turismo. Os estabelecimentos comerciais são incapazes de ornamentar suas frentes, melhorar seus passeios. Preferem ficar à espera do poder público. Só lamento que o verão de 2013 terá o mesmo enredo: exagero na previsão e muito choro no fechamento da temporada. A razão é lógica: incompetência na gestão da cidade de imaturidade e omissão de empresários”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *