Florianópolis é a cidade mais cara do país nas compras de supermercado
22/10/2012
Um plano que não serve para nada
22/10/2012

Manifestantes se mobilizam a favor da alça de contorno da BR-101 na Grande Florianópolis

Ao som de buzinas dos carros e caminhões em apoio a ação, cerca de 5000 panfletos e adesivos foram entregues na Mobilização pela Alça de Contorno da BR-101, promovida pelo Comdes (Conselho Metropolitano de Desenvolvimento), no final da tarde desta sexta-feira. Aproveitando o congestionamento comum no trecho da rodovia que liga São José a Palhoça, próximo a entrada da Via Expressa, aproximadamente 150 pessoas percorriam a via, entregando o material e ouvindo o apelo dos motoristas que tentavam transitar pelo local.
Durante quase duas horas de mobilização, além de representantes das mais de 20 instituições de classe, algumas autoridades do município e o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, fizeram questão de participar do evento.
Revoltado com o trânsito diário que precisa enfrentar, o motorista Rafael Borba, 39, fez questão de parar o carro para pegar o material e declarar seu apoio a mobilização. “Apoio a causa porque não agüento mais enfrentar essas fila todos os dias”, declarou ele indignado.
(ND, 19/10/2012)
Protesto em plena BR-101
Por pouco mais de uma hora, apoiadores da campanha Alça de Contorno: Obras Já! distribuíram adesivos e panfletos entre a Via Expressa e a BR-101, em Florianópolis, ontem. Programada para terminar às 18h, com a fila que se formou na BR sentido Norte, os manifestantes resolveram encerrar antes o movimento.
Tito Schmitt, presidente da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis e Câmara de Dirigentes Lojistas (Aemflo/CDL) de São José, afirma que o protesto cumpriu seu objetivo: conscientizar a população sobre a importância da execução do contorno da Grande Florianópolis, que desafogará o trânsito entre Biguaçu e Palhoça. Cerca de 200 pessoas participaram da manifestação.
– Os motoristas aceitaram bem o protesto. Evitamos atrapalhar o movimento que é comum antes do fim de semana – afirmou Schmitt.
Pressão para que a ANTT divulgue o cronograma
Segundo ele, as mais de 30 entidades que compõem a campanha vão pressionar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que até 9 de novembro seja divulgado o cronograma da obra. Na quinta-feira, durante a audiência pública em São José, o assessor geral de engenharia da ANTT, Flávio Berthoud, afirmou que as datas serão anunciadas no dia 12 de novembro.
A agência reguladora e a concessionária garantem que trajeto original – do km 175 até depois do Rio Cubatão, em Palhoça – será cumprido, evitando passar por um conjunto habitacional em Palhoça.
Mesmo assim, a concessionária quer que a licença ambiental do trecho mais curto, entre os kms 195,6 e 218, seja liberada. Isso porque a parte que interliga a SC-408 à SC-407 também faz parte do projeto mais longo. Para a Autopista Litoral Sul, se o traçado mais curto for eliminado, a obra demoraria mais porque seria necessária uma nova licença para todo o trajeto.
Por três dias, nesta semana, a Autopista Litoral Sul e a ANTT fizeram audiências públicas. Agora, a população tem 15 dias para enviar propostas ao Ibama sobre a obra. De acordo com o diretor superintendente da Autopista Paulo Mendes Castro, as obras devem começar assim que o Ibama liberar.
(DC, 20/10/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *