Governo aguarda liberação de R$ 150 milhões para reforma da ponte Hercílio Luz
12/09/2012
Floripa Social leva diversão e apoio a entidades beneficentes
12/09/2012

UFSC será palco das ações pelo Dia Mundial Sem Carro, no dia 22 de setembro, entre as 10 e 18 horas

Organizações se unem em torno da 1ª Circunferência de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis, uma iniciativa da Rede RITMOS das Cidades em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina
No dia 22 de setembro, será celebrado o Dia Mundial Sem Carro, movimento criado na Europa em 1997 e que se espalhou pelo mundo como uma data para as pessoas refletirem sobre o uso excessivo do veículo individual motorizado. É um dia para as pessoas utilizarem ônibus, bicicletas, caminhadas e formas sustentáveis de deslocamento para chegar ao seu destino. Esse ano, 22 de setembro será também o dia da 1ª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis, evento que será realizado no Campus da Universidade Federal – UFSC.
A 1ª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis é uma iniciativa da RITMOS DAS CIDADES – Rede pró Infraestrutura, Trânsito, MObilidade e Segurança – em parceria com diferentes organizações relacionadas à educação, aos movimentos sociais, à tecnologia e aos serviços públicos. Uma estrutura criativa, formada por 12 circunferências, abrigará uma extensa programação, elaborada para levar aos visitantes todo tipo de experiência em torno dos temas mobilidade urbana, segurança no trânsito e infraestrutura. O público presente poderá conhecer projetos de tecnologia, experimentar equipamentos de simulação e exercitar a direção defensiva de automóveis, motos e bicicletas, observar exposições, ouvir e debater com especialistas, assistir a vídeos e conhecer ferramentas para melhorar sua mobilidade cotidiana na cidade. O evento, que conta com equipamentos de som, projetores e computadores ligados à internet, terá também um espaço livre, apelidado de “palanquinho” para as pessoas que se inscreverem com a intenção de expor ideias ou relatar problemas relacionados ao trânsito em sua comunidade.
Maratona Intermodal
Tratando-se do Dia Mundial Sem Carro, os moradores da Grande Florianópolis serão desafiados a percorrer o trajeto da sua casa até a UFSC de forma sustentável, utilizando ao menos três diferentes meios de transporte, de forma criativa: é a Maratona Intermodal. Aqueles que utilizarem o maior número de modalidades sustentáveis e forem criativos em suas opções serão premiados pela organização, ao final do evento. É necessário documentar o trajeto percorrido com fotos ou vídeo para participar. A ideia é mostrar que é possível mudar os hábitos em prol da mobilidade sustentável.
1º Domingo Livre (dos carros) de Florianópolis – 23 de setembro
No dia seguinte ao evento na UFSC, será realizado o 1º Domingo Livre (dos carros) de Florianópolis. O trecho da Avenida Beiramar compreendido entre o Koxixos e a Avenida Mauro Ramos, será fechado para o trânsito de veículos, sentido bairro-centro, e o espaço será liberado para atividades de lazer, a exemplo do que acontece em ruas importantes no Rio de Janeiro e São Paulo, aos domingos. Segundo os organizadores do evento, “estamos convidando as pessoas para caminhar, fazer um picnic, dançar, andar de skate ou fazer qualquer atividade física nos espaços públicos que estão sempre lá e que, normalmente, são reservados exclusivamente para o uso de veículos pesados”.
O 1º Domingo Livre (dos carros) de Florianópolis é fruto de um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais, da Polícia Militar, da Guarda Municipal e das organizações que compõem a Rede RITMOS. Este tipo de proposta já é realidade em grandes metrópoles ao redor do mundo como Nova York, Toronto e Bogotá que já aderiram a essa prática abrindo ruas e avenidas para o lazer de seus moradores em dias determinados, de forma segura e oferecendo uma perspectiva totalmente diferente de ver e apreciar a cidade.
A 1ª Circunferência sobre Mobilidade, a Maratona Intermodal e o Domingo Livre são iniciativas criadas também em apoio às campanhas Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, da ONU, à Semana Nacional de Trânsito 2012, do Denatran e ao Dia Mundial Sem Carro.
A “Circunferência” no título do evento remete ao seu formato circular, representando a interdependência e a interatividade necessárias para que pessoas, organizações e instituições construam cidades mais inteligentes.
SERVIÇO:
Quando: Sábado, 22 de setembro, das 10h às 18h
Onde: UFSC – Trindade [Praça da Cidadania]
O que: 1ª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis
Maratona Intermodal
Quando: Domingo, 23 de setembro
Onde: Avenida Beiramar [no trecho entre o Koxixos e a Avenida Mauro Ramos]
O que: Domingo Livre ( dos carros )
(Mob Floripa, 12/09/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *