Sugerida a apuração do Mercado Público pelo MPSC
14/09/2012
Edital para contratar empresa para executar obras no Aeroporto Hercílio Luz é suspenso pelo TCE
14/09/2012

“O cargo é nacional, mas eu sou catarinense”

Indicado pela bancada federal do PMDB, o catarinense Vinícius Lummertz foi nomeado ontem para a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo. A posse em Brasília será na próxima quarta-feira, às 15h. Lummertz foi secretário de Turismo em Florianópolis na administração de Dário Berger (PMDB).

Diário Catarinense – Quais os seus planos na secretaria?

Vinícius Lummertz – Nós temos grandes eventos pela frente. Nenhum momento na história do Brasil houve tanta coincidência de eventos. Tem a Copa das Confederações o ano que vem, 2014 a Copa do Mundo, depois tem a Olimpíada. Existe um esforço na área de turismo para fazer parte desses eventos. De outro lado, como é a Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, há uma preocupação também da minha parte, de contribuir com a maior estruturação do turismo no Brasil, com o desenvolvimento de políticas. Como secretário dessa pasta, eu sou secretário executivo do Conselho Nacional de Turismo. Nós temos agora o Plano Nacional de Turismo e até o final do ano nós temos que preparar esse plano para a assinatura da presidência da República. Tem algumas linhas estratégicas que eu defendo que estão ligadas em grande parte a área ambiental.

DC – Como o senhor pretende colocar em prática esses planos?

Lummertz – Como eu sou o responsável pela pasta de políticas em Turismo me cabe propor. Propostas que podem virar medidas provisórias, editais, que podem virar ampliações de orçamento, podem virar normas. Enfim, vão ser construídas de várias formas.

DC – Em Santa Catarina, o que precisa ser feito para desenvolver mais o turismo e no que o senhor, como secretário, pode ajudar?

Lummertz – Primeiro eu acho que tem coisas que não estão acontecendo porque existem impedimentos de caráter estratégico nacional. Uma vez solucionados a nível nacional acabaram impactando no Estado.

DC – Por exemplo?

Lummertz – Se nós tivéssemos, por exemplo, uma política mais clara no Brasil para a questão dos transatlânticos, talvez nós pudéssemos solucionar de forma mais estruturada o nosso receptivo nesse segmento. Então o meu papel aqui é tentar ver aquilo que é de caráter estruturante que vai ser aproveitado por Santa Catarina. Isso é metade da resposta. A outra metade vai ser muito dos pleitos de Santa Catarina e da nossa capacidade aqui, como bancada, porque tem força também a questão de bancada e de emendas parlamentares, de selecionarmos essas prioridades para atendermos o Estado. Essa questão do que prioridade é muito importante, o que dá mais retorno para Santa Catarina em geração de emprego e renda.

DC – Com relação a esse cronograma de eventos, Copa do Mundo, Olimpíadas, como Santa Catarina pode se beneficiar?

Lummertz – Faz parte do meu trabalho buscar meios. Nós vamos ser subsede, então meu trabalho vai ser sempre ter um olho nas oportunidades para Santa Catarina. O cargo é nacional, mas eu sou catarinense e como tal vou estar sempre alerta para as oportunidades para Santa Catarina. Evidentemente que com o passar do tempo aqui eu vou ter mais condições de visualizar as oportunidades.

DC – Depois da nomeação, o senhor já conversou com ministro do Turismo?

Lummertz – Hoje (ontem) foi a apresentação. O ministro me apresentou para todo o ministério. Estou programando uma reunião do Conselho Nacional de Turismo para discutir esse plano nacional de turismo. Fiz reuniões internas para entender o funcionamento do ministério.

(DC, 14/09/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *