Destruição gradativa da nossa memória
06/09/2012
Entidades do Sul da Ilha rejeitam plano de saneamento proposto pela Casan
06/09/2012

Fogo destrói 20 hectares na Capital

Área particular na Praia da Daniela fica a apenas um quilômetro da Estação Ecológica de Carijós
Um incêndio na tarde de ontem destruiu cerca de 20 hectares de um terreno particular na Praia da Daniela, no Norte da Ilha. Doze homens do Corpo de Bombeiros foram mobilizados na operação de combate às chamas, que envolveu dois helicópteros, dois caminhões, duas viaturas de apoio e uma equipe de busca e salvamento.
Para o tenente George Ferreira, do Corpo de Bombeiros, o combate exigiu maior atenção pela extensão do terreno incendiado.
– Vinte hectares é uma área relativamente grande – afirmou.
A área atingida, equivalente a 28 campos de futebol, às margens da SC-402, fica a cerca de um quilômetro da Estação Ecológica de Carijós, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas não chegou a atingir a unidade.
As causas do fogo ainda não foram determinadas. O chefe da Estação do ICMBio, Silvio Souza, acompanhou a ação dos bombeiros e acredita que o incêndio matou uma série de animais.
– Para a área de banhado teve um forte impacto. Aves e outros bichos estavam ali e o fogo é fulminante – avaliou.
Segundo ele, preás, cobras e até jacarés poderão ser encontrados mortos no terreno nos próximos dias. Souza explica que o tempo seco e o vento na região fizeram com que o fogo se alastrasse rapidamente.
O ICMBio avaliou deve emitir um laudo para apontar os prejuízos ambientais e avaliar se o incêndio foi criminoso ou não. Se for comprovado que o incêndio foi criminoso, o ICMBio poderá aplicar uma multa que varia de R$ 500 a R$ 50 mil por hectare, por danos ambientais.
Como o terreno é particular, os bombeiros ainda avaliam se vão investigar as causas do incêndio.
(Por Gabrielle Bittelbrun, DC, 06/09/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *