Governo do Estado garante recursos federais para obras do Centro de Eventos de Canasvieiras
10/08/2012
Moradores do Monte Serrat, na Capital, fecham ruas em protesto por melhorias no acesso ao bairro
10/08/2012

Transportadores turísticos fazem protesto em Florianópolis

Donos de veículos de transporte de turismo da Capital se reuniram, na tarde desta quinta-feira (9), em uma carreata para protestar contra a prefeitura. A Secretaria Municipal de Transportes não cumpre a Lei Complementar nº 0421, aprovada pela Câmara de Vereadores, que regulamente a atividade na cidade. De acordo com o secretário da pasta, Marcelo Roberto da Silva, a Procuradoria Geral do Município considerou a legislação inconstitucional.

Mais de 90 automóveis, ônibus, micro-ônibus e vans saíram da via expressa Sul, seguiram para o aeroporto, Centro e Continente. O presidente do Sindicato dos Transportadores Turísticos da Grande Florianópolis, Sandro Maurício Silveira, afirmou que, atualmente, a atividade é regida por decreto lei. “A cada mudança de gestão, temos que fazer readequações nos veículos, já que o decreto muda. Com a lei 0421 isso terminaria”, disse.

A adoção da lei ainda tornaria mais ágil o serviço na visão dos trabalhadores. “Temos que preencher nota fiscal, ter uma lista de passageiro, voucher. Isso até causa constrangimento ao passageiro, que tem que mostrar seus documentos pessoais para usar o serviço”, explicou. A legislação traria outras mudanças, principalmente para os automóveis que realizam transporte turístico.

O secretário de Transportes contou que a lei municipal transcende uma lei federal que regulamenta a atividade. “Vários artigos estão em desacordo com a lei federal. Por esse motivo, a procuradoria vai encaminhar uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ao TJ (Tribunal de Justiça)”, completou. Ele afirmou que a prefeitura concorda em alguns pontos com a lei, mas discorda em outros. “Os automóveis de turismo estão concorrendo com os 470 táxis da Capital. Eles têm função diferente, mas, às vezes, há distorções. A lista de passageiros, por exemplo, é essencial nesse serviço”, destacou.

(ND, 09/08/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *