Audiência discutiu uso do gás natural nos ônibus da de Florianópolis
02/08/2012
Energia sem destruição
02/08/2012

Saúde da capital quer melhorar ainda mais

A melhor maneira de se garantir que os avanços obtidos sejam mantidos e de se buscar resultados cada vez mais positivos é através do planejamento das ações futuras. É com esse pensamento que a Secretaria da Saúde da capital está finalizando a elaboração do Plano de Metas 2012/2013. Tendo na satisfação do usuário seu foco principal estas diretrizes foram baseadas tanto no levantamento da realidade sócio-econômica de Florianópolis como nas sugestões trazidas pelo conjunto de integrantes da Rede Municipal de Saúde.
Florianópolis é pioneira neste tipo de ação, e graças à iniciativa o Brasil pode ser cadastrado no Instituto Europeu de Administração Pública, um dos principais organismos do mundo na certificação de boas práticas do setor. “Nós não tínhamos em nosso país parâmetros de comparação, a solução encontrada foi buscá-los junto aos países do chamado primeiro mundo”, destaca o secretário da Saúde da capital, Clécio Espezim.
Segundo o relatório final do 2º Ciclo de Avaliação da SMS, baseado em mais de 50 fontes de pesquisa, nos últimos anos Florianópolis vem apresentando uma redução entre as pessoas que utilizam planos de Saúde privada. O secretário lembra que o padrão de vida da polução residente no município tem apresentado tendência de alta no mesmo período, o que permite analisar que a busca pela iniciativa pública de deva a melhora na oferta de serviços.
O estudo confirma que houve uma considerável expansão no número de Equipes de Saúde da Família, fruto de uma política que priorizou a Atenção Básica ( aquela exercida na âmbito dos Centros de Saúde). “È interessante notar que a taxa de internação hospitalar ( entre moradores de Florianópolis) por causas sensíveis à AB vem apresentando queda no período”, cita o relatório fazendo uma relação entre os dois indicadores.
Para o secretário, apesar da maioria dos indicadores que envolvem diretamente a Saúde municipal estarem acima dos padrões brasileiros isto não pode jamais significar uma licença para a acomodação. Ele lembra que esta é uma área em que sempre é possível melhorar, e que desta melhora pode depender até mesmo a vida de uma pessoa. “A saúde é um bem de expectativa infinita”, diz Clécio Espezim.
(PMF, 01/08/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *