Trindade deve ganhar nova praça com projeto arquitetônico elaborado pela UFSC
01/08/2012
IPUF lança cartilha para artistas que desejam ter suas obras em edificações da cidade
01/08/2012

Florianópolis recicla 7% do lixo produzido na cidade

Cerca de 7% do total de resíduos sólidos coletados em Florianópolis são encaminhados à reciclagem, colocando o município entre as quatro capitais brasileiras com maior volume de recuperação de materiais. As informações são do presidente da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), Marius Bagnati.
Aprovado em 2011, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece que após o dia 2 de agosto o país não poderá ter mais lixões, que serão substituídos pelos aterros sanitários. Os aterros vão receber apenas rejeitos, ou seja, aquilo que não é possível reciclar ou reutilizar. Os municípios ficam também obrigados a elaborar seus próprios planos de resíduos sólidos, conscientizando os cidadãos sobre a forma correta a descartar o lixo.
Está em fase de negociações também a chamada “logística reversa”, que estende aos fabricantes e comerciantes de produtos a responsabilidade pela coleta de embalagens. A expectativa é que até 2015 a coleta seletiva atinja entre 50% e 70% dos resíduos sólidos em Florianópolis.
Atualmente, informa o presidente, a empresa consegue recuperar mil toneladas de resíduos secos por mês, a mesma quantidade que, há menos de uma década, levava até um ano para coletar.
Recursos
Ainda neste mês, o governo federal deve repassar R$ 3 milhões ao município para a melhoria do sistema de coleta seletiva e reciclagem. Um dos beneficiados deve ser a Associação dos Coletores de Material Reciclável (ACMR), entidade para a qual a Comcap repassa para seleção e comercialização os resíduos sólidos coletados.
Os recursos possibilitarão a aquisição de novos equipamentos, como caminhão, prensa, esteira e empilhadeira. Além disso, o espaço físico hoje ocupado pela ACMR deve ser totalmente reformado, com a ampliação do pátio de cargas, pintura e reformas na instalação elétrica e sanitária.
(DeOlhoNailha , 01/08/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *