Definição sobre a transferência da praça do pedágio de Palhoça fica para próxima semana
25/07/2012
Construções abandonadas na praça Santos Dumont, na Capital, devem ser demolidas na próxima semana
25/07/2012

Audiência pública nesta quarta-feira debate hotel na Ponta do Coral, em Florianópolis

Às 19h desta quarta-feira, a construtora Hantei vai apresentar à sociedade o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do projeto de um hotel de luxo e uma marina na Ponta do Coral, região localizada na Avenida Beira-Mar, em Florianópolis.
Qualquer pessoa poderá participar da audiência pública e fazer perguntas sobre o empreendimento à empresa. A Fatma, que irá presidir a sessão, espera lotar o auditório da Sociedade Recreativa Novo Horizonte, na Agronômica.
O EIA/Rima do projeto de R$ 330 milhões na Ponta do Coral está pronto desde março, mas a aprovação ou não do estudo ainda não tem data para sair. Há três semanas, a Fatma enviou questionamentos sobre a construção à Hantei, e agora espera pelas respostas.
A audiência pública também poderá elucidar novos gargalos no projeto, que deverão, em seguida, ser resolvidos pela empresa. A sessão é apenas uma das etapas do processo de licenciamento ambiental, exigida por lei.
Segundo o presidente da Fatma, Murilo Flores, o objetivo da audiência é apresentar o estudo de impacto ambiental de maneira clara às pessoas, inclusive destacando os principais problemas. Ele espera lotação do auditório, onde cabem 450 pessoas de pé. Também prevê a instalação de um telão para as possíveis 150 pessoas que ficarem para fora da sala.
— Esta é a etapa em que a população pode fazer uma análise do estudo, tirando dúvidas, questionando a empresa e até sugerindo mudanças no projeto. Um representante da Fatma anotará as considerações mais relevantes da plateia para então repassá-las ao processo de licenciamento ambiental _ explicou Flores.
A audiência, de acordo com ele, terá quatro partes. A primeira, de introdução ao empreendimento, será apresentada pelo diretor executivo da Hantei, Aliator Silveira, e terá duração de 20 minutos. A segunda, ficará por conta da consultoria de meio-ambiente da Hantei, a Ambiens. O diretor Emerilson Amorin falará sobre os principais pontos do EIA/Rima durante uma hora.
Após intervalo de 20 minutos, a palavra ficará com o público. Cada pessoa terá três minutos para perguntar, enquanto a Hantei terá três minutos min para responder. A etapa de debate vai durar mais de duas horas. Caso apareçam muitas questões, a audiência será estendida em uma hora.
O diretor executivo da Hantei disse estar esperando por um público significativo na audiência, pela procura que o projeto já teve de diversos segmentos da sociedade. Como a consultoria terá apenas uma hora para apresentar o estudo, a explanação será a mais abrangente possível, segundo o diretor da construtora.
Para chegar à conclusão do EIA/Rima, a Hantei envolveu 66 técnicos, entre oceanógrafos, biólogos, geólogos, arquitetos e engenheiros, ao custo de R$ 15 milhões.
Quem quiser conhecer o estudo de impacto ambiental do empreendimento, antes de participar da audiência, pode encontrá-lo nas bibliotecas da Fatma, da Justiça Federal, na Pública do Estado, na sede da Associação Novo Horizonte, todas em Florianópolis, ou no site da Fatma para download em: www.fatma.sc.gov.br.
É só fazer uma busca por “Ponta do Coral”, em seguida, clicar em “Rimas”. Na lista, ir para os estudos de “Florianópolis” e baixar o “Parque Hotel Marina Ponta do Coral”.
A partir das 19h desta quarta, o Diario.com.br vai transmitir ao vivo a audiência pública.
Serviço
Quando: Hoje, às 19h
Onde: Sociedade Recreativa Esportiva e Cultural Novo Horizonte, na Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, nº 4900, Bairro Agronômica, Florianópolis
Entrada: livre para todos os interessados
(DC, 24/07/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *