Cidades inteligentes são cidades sustentáveis
07/06/2012
Ônibus em Florianópolis: Ticen terá mudanças nas plataformas de embarque
11/06/2012

Árvore de 40 anos é derrubada para dar lugar a estacionamento

A derrubada de uma árvore de pelo menos seis metros de altura, em pleno feriado, no bairro Agronômica, causou comoção na vizinhança. A operação complexa, tendo em vista ainda a altura e o diâmetro da planta, começou por volta das 10h e terminou só no fim da tarde, depois da retirada das raízes com motosserra.
O susto foi grande para Sueli Wolss, 61 anos, que mora no prédio vizinho, mas já esperado, em partes. No dia 2 de junho houve tentativa de derrubada da árvore, situada aos fundos de um terreno baldio na rua Delminda Silveira, próximo do acesso ao Morro do Horácio.
Depois de denúncia à Polícia Ambiental, a ação foi impedida. Na terça-feira, novamente uma equipe foi ao local para cortar a árvore. Mais uma vez a Polícia interveio, mas o pessoal tinha em mãos autorização de corte de uma falsa-seringueira (Ficus elastica), emitida pela Floram (Fundação do Meio Ambiente).
Nesta quinta-feira, os homens, que não se identificaram, mas disseram terem sido contratados pelo proprietário do terreno para limpá-lo, retornaram para concluir a retirada da planta iniciada há três dias. A figueira, conhecida como falsa-seringueira, fazia parte do dia a dia da comunidade.
“Tem gente chorando”, disse Sueli, moradora do bairro há 20 anos. Dona de uma clínica veterinária localizada ao lado do terreno, Margarete Vale, relata que a árvore não causava nenhum transtorno e “era um santuário de pássaros”.Estima-se que a árvore tenha mais de 40 anos. “Quando vim morar aqui a árvore já tinha o porte que tem hoje”, complementa Elisete de Borba, 54, que está na vizinhança desde 1994.
Proprietário terá que plantar 15 mudas
Há suspeita de que o espaço dará lugar a um estacionamento, mas o proprietário não foi encontrado. Para o arquiteto Edson Roberto da Silva, 48 anos, vizinho do local, “era possível manter a árvore”. Bruno Palha, diretor de fiscalização da Floram, diz que a espécie é exótica e “não é imune ao corte”. Como compensação ambiental, o proprietário do terreno precisa plantar 15 mudas na cidade. (Colaborou Carol Macário)
(ND, 07/06/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *