Rio Tavares agoniza com lixo e esgoto
29/05/2012
Ruralistas elaboram 50 emendas à MP que altera Código Florestal
30/05/2012

Comcap mobiliza-se para promover saúde e ambiente

Nesta quarta, dia 30, os setores de Conscientização Ambiental, Segurança e Medicina do Trabalho e Serviço Social da Comcap promovem mobilizações em favor da saúde e da atividade física. Além de três aulões de ginástica laboral no pátio da sede, às 7h, 14h e 20h, será desenvolvida uma sensibilização de combate ao tabagismo.

Dia do Desafio

Junto com o Sesc, a Comcap participa de mais uma edição do Dia do Desafio. Esta é uma campanha mundial de incentivo à prática de atividade física em benefício da saúde, promovida por meio de ações comunitárias, explica a auxiliar de Enfermagem do Trabalho do Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (Sesmt) da Comcap Cléria Eink Dias.

A mobilização consiste em mobilizar o maior número possível de pessoas na prática de pelo menos 15 minutos de atividade física. Em todos os locais de trabalho da Comcap devem ser incentivados os 15 minutos de atividade física coletiva, além das rodas de ginástica laboral que ocorrerão no pátio da sede.

De acordo com o gerente da Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho, Dhaniel Mujica de Almeida, a própria atividade dos auxiliares operacionais e garis é computada nesse dia como contribuição ao Dia do Desafio.

Dia Sem Cigarro

Este ano a Semana de Combate ao Tabagismo e o Dia Mundial Sem Cigarros têm foco também nos danos ambientais provocados pelo vício. Por isso, explica a gerente da Divisão de Conscientização Ambiental da Comcap, Glória Clarice Martins, a Comcap vai colaborar com a programação da Secretaria Municipal de Saúde. O esquete de teatro desenvolvido pela equipe liderada por Valdinei Marques será apresentado em escolas e no Largo da Alfândega, no dia 31 de maio, e antecipado na quarta (30), às 7h, na sede da Comcap.

A peça, com três personagens, o Bad Bituca, Fumacinha e Capitã Captora, aborda os malefícios do cigarro nos aspectos de saúde e meio ambiente.

Semana do Meio Ambiente

A Comcap, por meio da Divisão de Conscientização Ambiental, participa entre 28 de maio e 19 de junho de eventos relacionados ao Dia Mundial de Meio Ambiente (5 de junho) em parceria com oito entidades: Floram, Marinha do Brasil, Secretaria Municipal de Educação, Espaço Interplay, Tribunal de Justiça, Secretaria Municipal de Saúde, Gtea RH 08, Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic).

A programação inclui o evento Mundo Magnífico, no andar térreo do Shopping Iguatemi, com atividades para estimular vivências de preservação ambiental, biodiversidade, ecossistemas naturais e responsabilidade social, até o dia 7 de junho
Programação

Data e hora  Evento  Atividade 
17 e 18 de maio, period integral Reciclamar – Escola Aprendizes de Marinheiro – Marinha do Brasil Teatro Chico e Benta |Exposição de materiais reciclados e Museu
24 de maio, 14h Chico e Benta – Creche Idalina Uchoa – SME – Carianos Teatro Chico e Benta
25 de maio a 6 de junho, a partir das 14h Semana Meio Ambiente – Espaço Interplay –Shopping Iguatemi Exposição Museu
28 de maio a 6 de junho, a partir das 12h Semana Meio Ambiente – Tribunal de Justiça Exposição Museu
28 de maio, 10h29 de maio, 8h30min

 

30 de maio, 7h

 

31 de maio, 9h às 17h

Campanha Antitabagismo – Secretaria Municipal de Saúde

Dia Mundial sem Cigarros

(A influência da indústria do cigarro na saúde e meio ambiente)

Teatro Escola Municipal  Saco GrandeTeatro Escola Municipal Ribeirão da Ilha

Teatro na sede da Comcap, com campanha do SESMT e Serviço Social

Evento no centro da cidade – teatro e paineis

29 de maio, 14h Ingleses SME Teatro Chico e Benta
5 de junho, 8h às 18h III Seminário Regional de Educação Ambiental – GTEA RH08 Palestras (PNRS – Flávia) |Teatros |Exposições|Vídeos
12 de junho, 14h AEBAS – Prainha SME Teatro Chico e Benta
12 e 13 de junho, manhã Seminário ACIC sobre Resíduos Sólidos Palestras- (PNRS Flávia e Histórico da coleta seletiva – Joseane
19 de junho, 9h30min NEI Ingleses SME Teatro Chico e Benta

Painel na Eletrosul

O Departamento Técnico da Comcap acertou, em parceria com a Eletrosul, realização no dia 6 de junho, às 14h, de painel sobre Desafios e limites da Coleta Seletiva e da Reciclagem _ O que você faz com seu lixo faz muito por você. Com painelistas da Eletrosul, Comcap, Icon, UFSC, Ministério Público e de representação dos catadores e empresários, estima a gerente do DPTE, Flávia Guimarães Orofino, será possível dar a largada para qualificar o debate em torno da política nacional de resíduos sólidos.

(PMF, 28/05/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *