MPF ajuíza ação para que creche da UFSC seja aberta à comunidade
12/04/2012
Agenda de 16 a 22 de abril de 2012
13/04/2012

UFSC aceita ceder terreno para duplicação da Edu Vieira

Da coluna de Rafael Martini (DC, 11/04/2012)
O Conselho Universitário da UFSC (CUn) aprovou o parecer misto dos conselheiros Juarez Vieira do Nascimento (relator) e Sérgio Luis Schlatter Junior (relator de vistas) que condiciona a cessão do terreno para a duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal, à discussão de um novo projeto para a obra, construído a partir das decisões de uma comissão formada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina e comunidade.
O grupo terá seis meses para apresentar a proposta, elaborada com base num debate amplo e que contemple as necessidades da comunidade universitária e dos moradores do entorno da instituição.
Havia dúvidas quanto aos impactos ambiental e de vizinhança da obra, à existência de recursos para a sua execução e de um projeto específico que atendesse à demanda crescente pelo uso do transporte coletivo. Também havia insegurança quanto à possibilidade de o alargamento da via eliminar os engarrafamentos, em vista de outros gargalos existentes em pontos dos bairros Pantanal, Córrego Grande e Carvoeira.
“Vale ressaltar que a UFSC está disposta a ceder a área a partir da elaboração de um novo projeto onde nós, enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão, possamos contribuir, colocando à disposição da cidade nosso conhecimento para pensar um projeto que de fato vá melhorar a mobilidade urbana de Florianópolis”, diz o parecer aprovado hoje.
Seja no documento, seja nos debates do conselho, ficou claro que a Universidade quer fazer mais do que ceder a faixa de um quilômetro e 18 mil metros quadrados – quer discutir melhor a obra e interferir nas discussões sobre o planejamento urbano da Capital.
Um termômetro de como a UFSC está encarando a questão da mobilidade é a disposição do Conselho e da futura reitora, Roselane Neckel, também conselheira, de agir de forma mais intensiva para “pensar a cidade”. “Devemos nos preocupar com os destinos de Florianópolis”, disse Roselane. O professor Alessandro Pinzani foi mais longe e propôs medidas para “evitar o desastre urbanístico e ambiental” que a prefeitura está promovendo. “Somos um centro de pesquisa e conhecimento e podemos ajudar a cidade a sair dessa situação”.
A reunião do conselho foi dia 20 de março.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *