Usuários do transporte público de Florianópolis aguardam licitação que não anda desde 2010
02/04/2012
Duplicação da Edu Vieira: o depoimento do engenheiro Riderer
02/04/2012

Prefeitura apresenta projeto para duplicação da Rua Antônio Edu Vieira

A Prefeitura de Florianópolis apresentou, na manhã desta sexta-feira (30), o projeto de duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Transporte, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, a intenção é interar a sociedade sobre os planos da prefeitura para a região do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina.
O projeto para o bairro Pantanal, que sofre constantemente com os congestionamentos, prevê uma parte duplicado e outra em sistema binário, com as duas pistas no mesmo sentido. A rua contaria com ciclovia e calçadas mais largas. De acordo com Batista Nunes, a pista atualmente recebe um tráfego de cerca de 20 mil veículos por dia. Com o novo sistema viário, a rua suportaria até 30 mil veículos por dia.
O prefeito Dário Berger aproveitou a presença da imprensa e de moradores da Bacia do Itacorubi para explicar o posicionamento da prefeitura em relação à polêmica que se criou com a UFSC. De acordo com Berger, a prefeitura aguarda somente a doação de uma parte do terreno da Universidade para que possa começar as obras. “Não queremos criar um confronto com a UFSC, mas precisamos de um bom senso do conselho universitário” disse o prefeito. Dário ainda lembrou da importância da duplicação para a comunidade local. “Os maiores prejudicados são os moradores que ficam presos nas filas” disse.
Confira, abaixo, o projeto.

(PMF, 30/03/2012)
Prefeitura apresenta à UFSC projeto para duplicação da Edu Vieira em Florianópolis
A discussão em torno do projeto da duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Bairro Trindade, em Florianópolis, poderá completar uma década no próximo ano, e sem solução. Na manhã de sexta-feira, a prefeitura apresentou tudo o que pretende realizar na região para contrapor com as reivindicações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que precisa ceder uma área de 18 mil metros ao governo municipal. Mesmo assim, a instituição decidiu adiar a decisão para outubro.
O processo de licitação não pode ser iniciado sem a doação de terreno da UFSC, que mantém a decisão de negociar somente se houver mudanças no projeto atual da prefeitura. Para tentar sensibilizar a universidade, o prefeito de Florianópolis Dário Berger contestou as alegações.
— Estamos provando que o projeto tem ciclovias, passeios, recuos para o transporte coletivo e licença ambiental. Não há mais o que mudar, temos é que começar as obras — diz.
Os conselheiros da UFSC destacam falhas de planejamento e ressaltam que a instituição não tem obrigação de ceder o terreno sem discutir todos os pontos que precisam ser revistos. Agora, a decisão adia ainda mais a possibilidade do projeto sair do papel. A universidade pretende instituir uma comissão, formada por especialistas em mobilidade urbana, para decidir o que a prefeitura deverá incluir nas obras. Uma posição só deve ser repassada à prefeitura em outubro. Entre os pedidos estão a melhoria do transporte público e da segurança da via.
— Queremos ter certeza que os bons retornos serão a longo prazo, melhorando a mobilidade urbana como um todo — diz o vice-reitor Carlos Alberto Justo.
O secretário municipal de Transportes, Mobilidade Urbana e Terminais, João Batista Nunes, lamenta a decisão da UFSC, e sugere que esta comissão promova um estudo de tráfego, parando a universidade por um dia para saber qual o impacto da própria instituição no trânsito da Capital.
— Quem sabe assim eles percebam que a obra é para eles mesmos — salienta.
O projeto da duplicação da Edu Vieira vem sendo discutido desde 2003. O prefeito da Capital, Dário Berger, até tentou abrir licitação sem a concessão do terreno da UFSC, mas o processo foi barrado na Justiça, e desde então, o impasse não é resolvido.
Um das justificativas da universidade é que o projeto não atende às necessidades dos moradores da região. O líder comunitário do Pantanal, Romeu Franzoni, contesta e afirma que a comunidade é a favor da obra, mas que haveria uma preocupação quanto à segurança dos pedestres.
— Se houver sinalizações e faixas de pedestres suficientes, acreditamos que a obra só virá a contribuir com a região — afirma.
(DC, 31/03/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *