Embargada em 2010, obra na Fazendinha do Córrego Grande foi liberada
01/03/2012
Assembleia da Comcap termina e funcionários vão discutir reivindicações com a direção da empresa
01/03/2012

Substituição do sistema da Zona Azul de Florianópolis emperra

Pagamento on line por vaga em estacionamento deveria valer a partir desta quinta-feira (1)

A troca do cartão de Zona Azul pelo sistema eletrônico é vista como dor de cabeça na certa pelos motoristas da Capital. Após 60 dias do começo do cadastramento dos usuários, apenas 6.000 pessoas estão aptas a utilizar o modelo de pagamento on line. A resistência emperrou a mudança prevista, inicialmente, para entrar em vigor hoje. Agora, o Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) não sabe quando será possível acabar com os cartões. Diariamente, 16 mil condutores utilizam as vagas rotativas.
O superintendente do Ipuf, José Carlos Ferreira Rauen, martela como um mantra o motivo para adotar o modelo eletrônico. “É a única maneira de manter a tarifa a R$ 1 por hora”, defendeu. Porém, a decisão de reajustar o valor cabe ao prefeito Dario Berger (PMDB).
Segundo Rauen, no mínimo 16 mil pessoas necessitam se cadastrar para o novo sistema começar a operar. “Para se ter segurança, o ideal seria 30 mil cadastros, sob pena de gerar insatisfação dos usuários”, explicou.
O sistema de estacionamento rotativo tem 87 auxiliares de trânsito. Eles são responsáveis por cuidar de 3.847 vagas distribuídas no Centro e no bairro Estreito. Por dia, 16 mil pessoas utilizam a Zona Azul, gerando R$ 320 mil mensais ao Ipuf.
As pessoas mais simples, como o pedreiro João Jaci de Oliveira, 44 anos, têm receio de migrar para o novo modelo. “Acho que o cartão tem que ficar. Ainda nem fiz o cadastro pela internet”, contou.
O fiscal de tráfego Jeferson Geber, 32 anos, já está cadastrado. Mesmo assim, é contra a alteração. Para ele, fica difícil saber quem pagou pelo estacionamento. “É uma coisa estranha. Acho que não vai funcionar. O cartão é melhor”, opinou.

Atendente prevê problemas

Um atendente da Zona Azul, que prefere não se identificar, revelou que as mudanças também geram apreensão em quem trabalha na linha de frente do serviço. São eles que recebem as reclamações dos usuários. Ele elencou vários problemas para a transição. “Não temos funcionários suficientes para atender a demanda. O sistema, operado em um smartphone, trava. Sem falar que o usuário pode ser prejudicado com cobrança em excesso, uma vez que ele não tenha acesso à internet ou não encontre o monitor, corre o risco ficar na vaga uma hora e pagar cinco”, alertou.
O comerciante Iran Molina, 31 anos, já utiliza o novo sistema parcialmente, mesmo sem estar cadastrado. Sempre que estaciona, procura um monitor para comprar créditos on line. “Não uso o cartão, mas tenho que andar com uma foto do carro no celular para lembrar o número da placa”, ressaltou.

“É preciso ter paciência”

Segundo o superintendente do Ipuf, José Carlos Ferreira Rauen, os monitores não estão colaborando com a substituição do sistema. Para ele, há o temor de que eles vão perder o emprego. O risco é real. “Temos uma decisão judicial que nos obriga a contratar uma empresa ou fazer concurso até agosto”, argumentou.
Além de sanar dúvidas dos usuários, os monitores estão treinados para cadastrar manualmente os condutores, inclusive os turistas. “Os motoristas precisam ter paciência para fornecer as informações aos auxiliares. Só assim, vamos tornar o sistema eficiente”, ressaltou Rauen.

FIQUE POR DENTRO

Como vai funcionar

Cadastro
Os usuários da Zona Azul devem fazer o cadastro no site www.estacionafacil.com ou com os monitores.

Inicialização

Ao estacionar, o usuário cadastrado deverá acessar o Portal WAP pelo telefone celular (www.estacionafacil.com/wap). Em seguida, digitar o código de usuário e senha. O sistema inicia o período de estacionamento. A inicialização também pode ser efetuada pelos auxiliares da Zona Azul ou revendedor/estabelecimento cadastrado.

Encerramento

Para finalizar o período de estacionamento, o usuário pode fazer a operação pelo celular ou internet, acessando o portal novamente, informando ao auxiliar na Zona Azul ou por um revendedor credenciado. O sistema contabiliza o tempo que você ficou estacionado e debita o valor correspondente dos seus créditos. A partir de uma hora, o valor é cobrado fracionado e não por hora como funciona com as raspadinhas.

Fique atento

Caso o usuário não finalize o seu período de estacionamento, o sistema irá finalizá-lo automaticamente nas seguintes situações:
1. Quando atingir o tempo máximo permitido para permanência na vaga
2. Quando o crédito existente na sua conta do Estaciona Fácil terminar
3. Quando termina o expediente da Zona Azul (18h em dias úteis e 12h aos sábados)

Créditos

Os créditos podem ser comprados no site www.estacionafacil.com. O usuário pode realizar o pagamento por meio do débito automático ou com boleto bancário. Nesta modalidade, a liberação do saldo pode demorar até 48 horas. Já nas compras efetuadas nos postos de atendimento e revendedores credenciados, o saldo é atualizado na hora.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *