Seminário discute situação Sócio-Econômica da População Negra de Florianópolis
26/03/2012
Audiência discutiu segurança do bairro Balneário do Estreito
27/03/2012

Governo volta a debater construção de um túnel

Nove meses depois de o governador Raimundo Colombo bater o martelo e ter feito a escolha de construir uma ponte mais aterro que custaria R$ 1,1 bilhão, para ser a quarta ligação entre a Ilha e o Continente de Florianópolis, o Estado volta um passo. Vai reanalisar a proposta do túnel subaquático.

O assunto estará em pauta na segunda-feira quando representantes da Secretaria de Infraestrutura se reunirão com Colombo. A notícia foi confirmada ontem pelo secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini.

– Estamos discutindo a possibilidade de fazer um túnel. Não podemos desconsiderar esta hipótese, pois precisamos conferir as vantagens e desvantagens técnicas e financeiras desta opção – resumiu Cobalchini na manhã de ontem, por telefone, ao DC.

Como estava em viagem a São Bento do Sul, Cobalchini não se estendeu nas declarações. O que chama a atenção é que a construção do túnel teria sido descartada no ano passado porque os custos de execução e manutenção, aparentemente, seriam superiores aos da ponte. Como nunca foi realizada uma obra desta no país, precisaria importar tecnologia, materiais e até mão de obra.

Para o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, que é visto como o principal defensor do túnel subaquático, a grande vantagem dessa opção seria visual. Não iria interferir na estética da Beira-Mar Norte e nem esconderia a Ponte Hercílio Luz. Mas ele lembra que, quando se demora mais tempo para optar por uma das propostas, mas distante se está da execução da obra.

– Quando se discute muito qual é o melhor projeto, corre-se o risco do tempo passar e não se fazer nem um e nem outro – alerta Dário.

Não é só em Santa Catarina que não se decide facilmente qual a proposta para criação de nova travessia. A construção de um túnel submerso para ligar Santos a e Guarujá, em São Paulo, foi retomada no ano passado. A discussão entre o tipo de ligação começou há mais de seis anos. Lá, a contratação da empresa que fará o projeto executivo está em licitação para finalizar a construção em 2016.

(Roberta Kremer, DC, 23/03/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *