Servidores da Prefeitura de Florianópolis decidem por estado de greve
02/03/2012
MPF quer que creche da UFSC seja aberta à comunidade
02/03/2012

Garantido atendimento até 22h em três postos de saúde de Florianópolis

Unidades do Saco Grande, Lagoa da Conceição e Ingleses não passarão por mudanças

A decisão da prefeitura de reduzir o horário de atendimento de alguns postos de saúde da Capital, das 22h para as 17h, trouxe à tona a preocupação de moradores dos bairros Saco Grande, Lagoa da Conceição e Ingleses, nesta semana. Em dezembro do ano passado, três postos passaram pela mudança.

Contrários, usuários do Saco Grande fizeram um protesto, na última quarta-feira, temendo a redução de horário na unidade.

A Secretaria de Saúde esclarece que a falta de profissionais para atender os pacientes fez com que se cogitasse a alternativa, mas a prefeitura recuou.

Cedo tem muita fila

Nos postos do Saco Grande, Lagoa e Ingleses, o fechamento continuará as 22h, garantiu ontem o secretário Clécio Antônio Espezim.

A doméstica Graça Rodriguez, 49 anos, foi uma das usuárias do posto do Saco Grande que protestou. Não poderia mais utilizar os serviços:

— Trabalho até as 18h30min. A noite é mais tranquilo. Sem contar que, de dia, a fila chega na rua.

Sem gente para inaugurar postos

O secretário de Saúde lembra que, atualmente, cerca de 8 mil pessoas são atendidas diariamente nos 49 centros de saúde de Florianópolis, e faltam profissionais.

— Existe a falta de médicos, técnicos de enfermagem e administrativos. Observamos que, depois das 17h, a procura é menor — avalia Clécio.

Na unidade do Estreito, em reforma, a expectativa é que o atendimento também se mantenha até as 22h. A reforma deve terminar em maio. No Continente, há ainda dificuldade para inaugurar o posto de Coqueiros e a nova Unidade de Pronto Atendimento. Só a UPA precisa de 135 funcionários.

Projeto parado

O projeto 14595/2011, que tramita na Câmara de Vereadores desde agosto passado, está no centro do impasse. O texto prevê 919 vagas na área da saúde. De acordo com o vereador Ricardo Vieira (PCdoB), que também é médico, vereadores querem garantir que aprovados em concursos anteriores sejam chamados antes que se faça nova seleção.

Como ficaram os horários

Das 8h às 17h

::: Agronômica
::: Rio Vermelho
::: Rio Tavares

Das 8h às 22h

::: Saco Grande
::: Lagoa da Conceição
::: Ingleses
::: Estreito — em reforma

(Mônica Foltran, Hora de Santa Catarina, 02/03/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *