Governador anuncia retomada das obras do Centro de Eventos de Canasvieiras
02/03/2012
Servidores da Prefeitura de Florianópolis decidem por estado de greve
02/03/2012

Desativação da praça de pedágio em Palhoça não tem data prevista

Prefeito Ronério foi à sede da ANTT em Brasília cobrar o acerto entre o órgão e a concessionária. Três impasses atrasam o processo

Ainda não foi estipulada uma data para o início da construção da nova praça de pedágio da Autopista Litoral Sul, no limite entre as cidades de Palhoça e Paulo Lopes. Nessa quarta e quinta-feira, o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, esteve com o superintendente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Mário Mondolfo, em Brasília, pedindo agilidade no acerto entre agência e concessionária. A demora é fruto do desacordo entre as duas partes em relação a custos de novas obras, já que a concessionária assumirá mais 23,64 km da BR-101.

“Eles não conseguiram se entender com relação ao passivo ambiental no morro dos Cavalos, já que ali podem ser necessárias novas obras de contenção. O segundo impasse é sobre a construção da quarta pista descendo o morro dos Cavalos, sentido Norte-Sul. A terceira discordância é sobre a manutenção nesses 23,64 km da rodovia”, explica Ronério. O prefeito vai encampar uma nova luta, mobilizando as forças políticas de Santa Catarina no Senado e Câmara Federal, para acabar com a segunda novela que envolve a Autopista Litoral Sul no Estado.

“Ficamos irritados e estamos questionando o porquê não resolveram isso ainda. Fomos até a ministra Ideli Salvatti e pedimos que ajude a resolver em 30 dias. A concessionária quer protelar esse assunto como faz com a obra de Contorno da BR-101”, dispara Heiderscheidt.

Ele lembra que a mudança da praça de pedágio do km 222, em Palhoça, para o km 245, em Paulo Lopes, foi autorizada pelo Ministério dos Transportes e publicada no Diário Oficial em novembro de 2011. Enquanto correm as discussões, a concessionária continuando aplicando suas tarifas e, inclusive, reajustando os valores do pedágio.

ANTT não fala em prazos

Através de assessoria de imprensa, a ANTT esclareceu que a transferência da praça de pedágio realmente levará à incorporação de 23,64 km da BR 101 ao contrato da concessionária Autopista Litoral Sul. Informou que “este trecho ainda não pode ser incluído no contrato de concessão, uma vez que as obras que nele se realizam encontram-se em execução por parte do Dnit. Ao término dessas obras, quando houver definição para início de funcionamento da nova praça de pedágio e o início da operação do novo trecho por parte da concessionária, a ANTT adotará as providências necessárias à mudança e a incorporação dos 23,64 km ao contrato de exploração da rodovia concedida”, consta na nota.

A redação do Notícias do Dia solicitou esclarecimentos à Autopista Litoral Sul, mas a assessoria de imprensa informou que a concessionária não está autorizada a falar sobre o assunto. Informou que somente a ANTT responde sobre a mudança na praça de pedágio.

(Carol Ramos, ND, 01/03/2013)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *