Alterações da Avenida Paulo Fontes para os shows e desfiles
15/02/2012
Prefeito participa da demonstração piloto do Centro de Visualização da Florianópolis do Futuro
15/02/2012

Movimento nos aeroportos crescerá 14,5% durante o Carnaval

Em torno de 120 mil passageiros passarão pelos aeroportos internacionais de Florianópolis e Navegantes durante o feriadão

O Carnaval vai aumentar em 14,5% a movimentação dos Aeroporto Hercílio Luz, na Capital, e de Navegantes, os dois principais do Estado. O crescimento previsto está acima daquele que a Infraero espera para o país (13,2%). Entre chegadas e partidas, passarão pelos terminais em torno de 120 mil passageiros no período.

O volume maior será registrado no Hercílio Luz. A movimentação será de 95,4 mil pessoas, 15% superior à registrada no Carnaval de 2011. Estão confirmados 17 voos extras com turistas brasileiros e estrangeiros.

O grosso do movimento será registrado amanhã e sexta-feira e na Quarta-feira de Cinzas. Entre sábado e quinta-feira o acréscimo na movimentação deverá ser equilibrado, com o cancelamento de 23 voos regulares por conta da redução da demanda no feriadão.

No Aeroporto de Navegantes, o segundo maior do Estado, que atende ao Vale do Itajaí, o número de voos extras vai dobrar este ano, chegando a oito. O primeiro pousa no sábado, mas a maioria ficará concentrada na volta para casa, no domingo e na terça-feira. Os cancelamentos serão 26.

Desde novembro, o terminal opera 21 voos regulares – quatro a mais do que no Carnaval de 2011. Apenas estes voos significam uma movimentação a mais de mil passageiros.

– Prevemos dias calmos para este Carnaval porque tivemos mais cancelamentos do que voos extras. O aeroporto tem registrado uma média de 3 mil passageiros por dia, mas este número deve cair no fim de semana, aumentando em até 10% nos dias com voos extras – prevê o superintendente Marco Aurélio Zenni.

A taxa de ocupação costuma ser maior neste período. Apenas se a média do ano for mantida, a movimentação será de 24 mil passageiros. Desde o início da temporada, os aeroportos da Capital e de Navegantes reforçaram as suas equipes de apoio e fiscalização.

Navegantes cresceu 37% no ano passado

Os aeroportos de Florianópolis e de Navegantes estão operando acima de suas capacidades. Em 2011, o da Capital ultrapassou a barreira dos 3 milhões de passageiros movimentados e registrou um crescimento de 17%, um poonto acima da média nacional. O terminal de Navegantes também atingiu uma marca história, ultrapassando a barreira do milhão – o movimento exato foi de 1,2 milhão de pessoas, o que significa aumento de 37% em relação ao ano anterior.

Para amenizar a situação, começaram a circular, no dois aeroportos, funcionários com coletes amarelos da campanha Possa Ajudar?. Em Navegantes, um funcionário foi deslocado para esta função a cada turno e, nos horários de pico, são dois atendentes que auxiliam os passageiros. A vigilância dentro do terminal foi reforçada com três funcionários.

Se você vai viajar
Veja os direitos dos passageiros
ASSISTÊNCIA MATERIAL
– Em casos de atraso de uma hora, cancelamento ou preterição (overbooking ou problema no avião), o usuário tem direito a telefone ou internet. A partir de duas horas, alimentação adequada ao tempo de espera (voucher, lanche, bebidas). Depois de quatro horas, acomodação em local adequado e transporte do aeroporto ao local de hospedagem.
REACOMODAÇÃO
– Tem de ser imediata, no caso de cancelamento ou preterição. Nos atrasos, é obrigatória a reacomodação no próximo voo da companhia ou de outra empresa na mesma rota.
REEMBOLSO
– Para o passageiro que desistir por cancelamento ou atraso acima de quatro horas, deve haver reembolso integral do valor do bilhete, na mesma forma de pagamento feita pelo usuário.
COMO PROCEDER
– Diante de um problema, o passageiro deve se dirigir, primeiramente, à companhia na qual contratou o serviço. Se o problema persistir ou o usuário não se sentir satisfeito, deve recorrer à Anac no telefone 0800 725 4445, que funciona 24 horas. O procedimento não impede o passageiro de buscar eventuais indenizações por danos morais e/ou materiais.
Fonte: Anac

(Por Alessandra Ogeda, DC, 15/02/2012)

Hercílio Luz ganha puxadinho temporário

Para dar conta do aumento da demanda na alta temporada e no Carnaval, as administrações do Hercílio Luz e de Navegantes estão lidando com o problema de maneira diferente enquanto a solução definitiva, as obras de reforma e ampliação, não começam.

Quem embarcou no aeroporto da Capital este ano deve ter reparado que o terminal recebeu uma estrutura nova junto ao balcão da TAM. Segundo a Infraero, o puxadinho é temporário e removível. Ele foi montada para minimizar o efeito do aumento da movimentação na temporada. A estrutura, com cobertura de lona, passou a integrar o terminal no início de janeiro e será retirada após o Carnaval.

A Infraero afirma que o atual terminal de passageiros pode comportar novas ampliações em sistema modulado ou em estrutura definitiva, conforme a necessidade. Mas o projeto de ampliação do Hercílio Luz, que prevê um novo terminal de passageiros, está estacionado. O primeiro edital de licitação para as obras de infraestrutura, lançado no dia 9 de setembro de 2010, ainda não foi concluído.

No dia 20 de janeiro, a Infraero divulgou uma lista com as melhores propostas apresentadas, mas, até agora, após o recurso de um dos grupos concorrentes, o resultado final ainda não foi divulgado. A estatal também não publicou os editais para as próximas fases da obra, que incluem, entre outros projetos, a construção do novo terminal.

O Aeroporto de Navegantes, segundo o superintendente Marco Aurélio Zenni, atingiu o limite de sua capacidade operacional no ano passado. Para lidar com o aumento de voos e de passageiros este ano, a administração realizou ações de melhoria da estrutura interna.

– Estas adequações internas tiveram o efeito pretendido, mas devemos fazer outras adequações internas para fazer frente ao aumento da demanda no decorrer do ano – comenta.

Pela expectativa de Zenni, estas alterações devem dar conta do aumento da demanda até o início das obras de reforma e ampliação, solução definitiva do problema, previstas para começarem no segundo semestre deste ano.

Enquanto as soluções não vêm, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alerta para os principais problemas nesta época de grande movimentação nos aeroportos: ausência de prestação de informação aos passageiros, falta de assistência em caso de atrasos e cancelamentos, overbooking e falhas no processo de identificação (divergência entre cartões de embarque e documentos).

(DC, 15/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *