Licitação para reforma do terminal Rita Maria deverá ser aberta até junho
06/02/2012
Cachorros na praia
07/02/2012

Gerson Basso fala sobre as Estações Ecológicas

Superintendente explica em audiência para jornalistas o que são as áreas representativas de ecossistemas, destinadas à realização de pesquisas básicas e aplicadas de Ecologia, à proteção do ambiente natural e ao desenvolvimento da educação conservacionista.

Diversas espécies frequentam as Estações Ecológicas durante o ano buscando sobreviver em razão da ocupação desenfreada de décadas passadas.

Atendendo a jornalistas de jornais de bairros de Florianópolis o Superintendente da Floram tratou na tarde desta sexta-feira, do tema Estações Ecológicas. Para quem não sabe 90% (noventa por cento) ou mais da área de cada Estação Ecológica é destinada, em caráter permanente, e definida em ato do Poder Executivo, à preservação integral da biota.

Destaca Gerson Basso que conforme dita a legislação, na área restante, desde que haja um plano de zoneamento aprovado, segundo se dispuser em regulamento, poderá ser autorizada a realização de pesquisas ecológicas que venham a acarretar modificações no ambiente natural. “A legislação em vigor diz que as pesquisas científicas e outras atividades realizadas nas Estações Ecológicas levarão sempre em conta a necessidade de não colocar em perigo a sobrevivência das populações das espécies ali existentes”.

As Estações Ecológicas são criadas pela União, Estados e Municípios, em terras de seus domínios, definidos, no ato de criação, seus limites geográficos e o órgão responsável pela sua administração.

Confessa o superintendente que muitos não sabem que cabe ao Ministério do Interior, através do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, zelar pelo cumprimento da destinação das Estações Ecológicas, manter organizado o cadastro das que forem criadas e promover a realização de reuniões científicas, visando à elaboração de planos e trabalhos a serem nelas desenvolvidos. (Redação dada pela Lei nº 7.804, de 1989)

“As Estações Ecológicas não poderão ser reduzidas nem utilizadas para fins diversos daqueles para os quais foram criadas”, declara.

(PMF, 03/02/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *