FATMA divulga Relatório de Balneabilidade Nº 06 do verão 2011/2012
23/01/2012
Saneamento terá R$ 1,5 bilhão para investimento
23/01/2012

Águas-vivas causam queimaduras em banhistas no Sul da Ilha

Neste domingo os guarda-vidas registraram 20 ocorrências na Praia do Campeche

As praias do Sul da Ilha estão infestadas por medusas, popularmente conhecidas como águas-vivas. Só ontem, 20 pessoas sofreram queimaduras no Campeche. A Operação Verão já soma 330 vítimas desde outubro do ano passado. Os banhistas precisam ficar atentos ao ferimento. Em alguns casos, é preciso acompanhamento médico. Há registros da presença de pelo menos dois tipos de medusas.

O estudante mineiro Sérgio Henrique dos Santos Lobato, 11 anos, foi uma das vítimas. O garoto entrou no mar para se refrescar e acabou queimado. “Ia molhar o pé quando vi a água-viva. Tentei voltar, mas ela me queimou”, lembrou, enquanto era atendido pelos guarda-vidas. Segundo ele, a sensação de dor no local atingido é de uma fisgada. “Dói, para e depois arde novamente”, reclamou Sérgio.

Segundo o guarda-vidas Pedro Rocha, a incidência de águas-vivas no Sul da Ilha começou há uma semana. “Temos caravelas, que são as maiores, e as pequenas. Essas não agridem tanto a pele, mas as caravelas provocam queimaduras”, explicou. A presença das águas-vivas no Campeche era visível até mesmo para quem não estava no mar. As ondas jogavam as pequenas medusas para a faixa de areia. Quem pisava, tinha a sensação de caminhar sobre gelatina.
O guarda-vidas explica que o procedimento básico é lavar a área atingida com vinagre. “Depois de cinco minutos, é recomendado molhar com água salgada. Em alguns casos, os banhistas apresentam sintomas como náuseas e vômito, o que exige acompanhamento médico”, aconselhou Rocha.

O tenente Bruno Azevedo Lisboa, responsável pelo acompanhamento das praias da Ilha, explicou que as águas-vivas se aproximam da praia quando a água está mais fria. Para ele, o número de atendimentos no Campeche é considerado alto para apenas um dia.

Cuidados

*Jamais usar água doce para limpar o local atingido
*Usar vinagre para neutralizar o veneno dos tentáculos
*Aplicar compressas de vinagre para aliviar edemas e dor
*Raspar tentáculos com espátula de madeira, caso eles fiquem grudados na pele
*Nunca esfregar pano
*Vômito é comum devido à dor
*Em caso de febre (mais incomum), deve-se procurar auxílio médico

(ND, 23/01/2012)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *